Inscrições para o Prêmio Jabuti 2022 terminam no dia 26
PublishNews, Redação, 23/05/2022
Categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior tem processo diferente, sem aceitar inscrição de autores. Uma das editoras da obra precisa ser responsável por inserir o título na competição.

As inscrições para o Prêmio Jabuti 2022 terminam na próxima quinta-feira (26). As informações para participar da disputa do prêmio mais relevante do mercado editorial brasileiro podem ser obtidas no site do Jabuti.

Vale destacar uma categoria com procedimento diferente para a inscrição. Editoras brasileiras, estrangeiras e agentes literários também têm até o dia 26 para inscrever suas obras na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. É uma inovação promovida pelo Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nessa categoria não são aceitas inscrições de autores. Devem ser realizadas por apenas um editor da obra. Em caso de livro coeditado, todas as editoras envolvidas receberão a estatueta do Jabuti.

No caso de a editora brasileira premiada estar associada ao Brazilian Publishers, ela receberá também uma "bolsa tradução" de R$ 5 mil. Se não for associada, será inserida de forma imediata e gratuita no projeto, por 12 meses, podendo usufruir de benefícios como participação em feiras internacionais, inclusão em catálogos, e apoio individualizado para licitações internacionais, entre outros.

A 64ª edição do Prêmio Jabuti volta a ter cerimônia presencial. O plano para este ano é superar as mais de 3.400 inscrições recebidas em 2021. Os curadores, mais uma vez comandados por Marcos Marcionilo, mantiveram os quatro Eixos – Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação – e as 20 categorias, como foi na última edição.

A doutora em filosofia, escritora e defensora dos direitos humanos Sueli Carneiro será a personalidade literária homenageada no prêmio.

[23/05/2022 11:30:00]