Denúncia de Sidarta Ribeiro sobre a crise ambiental entra na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Redação, 20/05/2022
Em 'Sonho manifesto', o neurocientista lamenta os problemas ambientais e sociais de hoje, mas vê oportunidade única que a humanidade tem para expandir a consciência planetária

Um nome que frequentemente é associado a um livro best-seller está de volta à Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. O renomado neurocientista Sidarta Ribeiro lança Sonho manifesto (Companhia das Letras), que estreia em 13º lugar na lista de Não ficção. No livro, ele denuncia a profundidade da crise ambiental e social ao mesmo tempo em que celebra a oportunidade única que a humanidade tem hoje de expandir a consciência planetária. Para ele o melhor que podemos fazer é resgatar o melhor de nossa ancestralidade.

O pódio da lista Geral tem O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, repetindo a semana passada, seguido de Mindset milionário (Buzz), de José Ricardo Marques. Na terceira colocação, volta a subir na lista Nas pegadas da Alemoa (Buzz), de Ilko Minev.

Além do novo livro de Sidarta Ribeiro, Não ficção tem mais duas estreias. Uma é Mente afiada (Sextante), do neurocirurgião Sanjay Gupta. Ele conversou com cientistas no mundo todo para derrubar mitos comuns sobre o envelhecimento e sugerir hábitos simples. Seu livro já chega em segundo lugar. A outra estreia, em quarto lugar, é Diálogo possível (Todavia), do intelectual brasileiro Francisco Bosco. Ele recorre à melhor literatura política e econômica para restituir as noções de liberalismo, socialismo e comunismo, entre outros conceitos muitas vezes utilizados de forma errada nas discussões atuais.

A semana tem apenas mais uma estreia, que é Plataforma (Alta Books), de Geoffrey G. Parker, Marshall W. van Alstyne e Sangeet Paul Chourdary, em 16º lugar de Negócios. Os autores explicam o que é uma plataforma de negócios e por que transforma a economia em alta velocidade. Eles falam dos modelos que Google, Amazon e Uber escolheram.

A semana registrou uma queda de 7% nas vendas, depois de 10% de elevação na semana anterior. Negócios subiu 22%, em recuperação depois de algumas quedas nas últimas listas. Ficção é o outro é a outra categoria que registrou aumento, mas apenas de 1%. eis os percentuais de queda nas outras categorias: Não ficção, 24%; Infantojuvenil, 20%; e Autoajuda 16%.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras, com 14 títulos, ficou em primeiro lugar. Em segundo vem a Sextante, com 12 livros, seguida do Grupo Editorial Record, com 11 obras.

[20/05/2022 12:30:00]