Debate lança hoje cinco livros de literatura periférica em SP
PublishNews, Redação, 19/05/2022
Em conversa presencial com autores, o Itaú Cultural abriga evento nesta quinta (19) com novos títulos da Editora Periferia, criada em 2019 no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de janeiro

O Itaú Cultural abre espaço nesta quinta-feira (19) para cinco lançamentos da Editora Periferias, aberta em 2019 na UNIperiferias, universidade da sociedade civil sediada no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, criada pelo Instituto Maria e João Aleixo. Os autores vão participar de uma conversa mediada pelo antropólogo Rodolfo Teixeira Alves, fundador do Observatório das Favelas.

O encontro de lançamento reúne Jailson de Souza e Silva, fundador do Observatório das Favelas, o geógrafo Aiala Colares Couto e o professor Rodrigo Santos, além da professora e assistente social Macaé Evaristo, que é tema de um dos lançamentos.

Os livros lançados são Seja democracia, organizado pelo geógrafo Cléber Ribeiro, que fala de projetos de radicalização da democracia nas comunidades; Periferias sob controle e vigilância, de Aiala Colares Couto, a respeito da estruturação do narcotráfico e da milícia nas periferias de Belém, no Pará; A favela reinventa a cidade, de Jailson de Souza e Silva, Jorge Barbosa e Mário Simões; Macaé Evaristo: uma força negra na cena pública, no qual Jailson de Souza e Silva e Eliana Souza Silva narram a trajetória da professora Macaé Evaristo na defesa da educação; e o romance policial Macumba, de Rodrigo Santos, sobre a grande presença das religiosidades afro-ameríndias nas periferias brasileiras.

O evento será na Sala Vermelha, no Piso 3 do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149). Para participar, os interessados devem reservar seus ingressos pela plataforma INTI, com acesso pelo site do Itaú Cultural. A venda de livros começa a partir das 18h.

[19/05/2022 11:00:00]