Nos três primeiros meses de 2022, a receita bruta alcançou R$ 17,6 milhões. Apenas a receita bruta das lojas físicas chegou a R$ 16,6 milhões, apontando redução de 36% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O tombo vem forte quando o foco é a receita bruta do site Saraiva com, com queda de 85,2% em relação a 2021 – com redução de 83,3% nas vendas líquidas.
O lucro bruto ajustado registra um ganho de 2,2 pontos percentuais na margem bruta registrando 44,8% contra 42,6% no mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, esse pequeno crescimento foi consequência da estratégia de priorização da rentabilidade, que foca o negócio em livros, que traz margens superiores às outras categorias de comercialização que foram descontinuadas.
A nova diretoria não estatutária que assumiu a gestão no mês passado anunciou a implementação de um plano emergencial de ação para garantir a continuidade das operações da Saraiva. A empresa divulga que o plano emergencial será sustentado em quatro pilares: fontes adicionais de financiamento de capital de giro, equipes experientes engajadas no projeto de recuperação, modelo de gestão focado em resultados e otimização de processos e tecnologia existentes.