Conferência em Sharjah quer união entre editoras e livreiros
PublishNews, Redação, 17/05/2022
Bodour Al Qasimi, presidente da International Publishers Association, disse a participantes de 56 países na primeira Conferência Internacional de Livreiros que terão apoio das editoras em seus esforços

“Sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos podemos ir mais longe.” Bodour Al Qasimi, presidente da International Publishers Association (IPA), usou esse ditado africano quando fez declarações tranquilizadoras para os livreiros de 56 países na primeira Conferência Internacional de Livreiros em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Al Qasimi disse que eles não estão sozinhos nos grandes esforços que fazem para promover a leitura em suas comunidades e reforçar a conscientização das pessoas sobre a importância dos livros. “Teremos o apoio dos editores”, afirmou.

Seu pronunciamento foi feito na abertura do evento de dois dias que acontece junto com a 13ª edição do já consagrado Festival de Leitura Infantil de Sharjah. A convenção reuniu mais de 385 livreiros, editores, distribuidores, especialistas em publicação e consultores de negócios, para discutir tendências atuais e futuras em venda de livros e tentar avançar o negócio dos livros como um ecossistema regional e global.

O primeiro dia da conferência investiu no compartilhamento de práticas e estudos de casos de todo o mundo e nos passos inovadores que os livreiros estão dando em seus negócios. Foram apresentados muitos casos em que o objetivo é um maior engajamento da comunidade, levando a um desempenho melhor de vendas. Os debates aprofundaram o papel dos canais digitais, incluindo sites, mídias sociais, newsletters e e-commerce.

Uma segunda sessão do Painel explorou curadoria, apresentação de estoque e treinamento de equipes, em estratégias para otimizar a experiência de navegação e descoberta de clientes para maximizar as vendas. O dia inaugural foi concluído com os participantes visitando a Zona Franca de Sharjah (Sharjah Publishing City).

[17/05/2022 11:00:00]