Os seis Profissionais de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews
PublishNews, Redação, 10/05/2022
Finalistas da categoria são Jardel Carvalho (Grupo GEN), Juliana Ferreira (Grupo Ediouro), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Luciana Frachetta (Antofágica), Simei Junior (Bok2 / Bookwire) e Wendel Isler (Catavento)

Jardel Carvalho, Juliana Ferreira, Lilian Cardoso, Luciana Frachetta, Simei Junior e Wendel Isler são os finalistas do Prêmio PublishNewws
Jardel Carvalho, Juliana Ferreira, Lilian Cardoso, Luciana Frachetta, Simei Junior e Wendel Isler são os finalistas do Prêmio PublishNewws
Quem trabalha no mercado editorial sabe que não é uma tarefa fácil. Independentemente do cargo ocupado, os desafios são grandes. As recentes crises – citadas e analisadas inúmeras vezes no PN – já parecem fazer parte da rotina de trabalho. Em 2018, quando anunciamos os finalistas da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews, chamamos de "heróis" os que conseguiram chegar inteiros ao final daquele ano. Em 2020 – com a pandemia da covid-19 prejudicando a indústria mundial e com quedas acentuadas no mercado editorial –, os profissionais por trás das vendas dos livros também mereceram um destaque especial.

Em 2021 não foi diferente. Sim, o mercado vem se recuperando e apresentando resultados positivos nos últimos meses, mas isso, claro, tem a ver com o trabalho de profissionais que atuam em editoras, distribuidoras e livrarias que se movimentaram na tentativa de levantar esse setor.

E é por isso que consideramos a categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews tão importante. Além de dar reconhecimento às equipes por trás dos campeões de vendas na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, o Prêmio busca uma pessoa que tenha se destacado no mercado no último ano.

Hoje conhecemos os seis profissionais que serão festejados no Prêmio PublishNews, cuja cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no dia 25 de maio em uma cerimônia no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP), a partir das 18h30. Para acompanhar a cerimônia, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui.

Os finalistas são – em ordem alfabética – Jardel Carvalho (Grupo GEN), Juliana Ferreira (Grupo Ediouro), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Luciana Frachetta (Antofágica), Simei Junior (Bok2 / Bookwire) e Wendel Isler (Catavento).

Os seis nomes serão submetidos a uma votação que passará por diferentes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 27 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).

Todas as regras do prêmio, assim como a lista com as editoras e livrarias participantes, você encontra clicando aqui.

Confira abaixo um perfil de cada um dos finalistas (em ordem alfabética):

Jardel Carvalho
Carioca, tem mais de 30 anos de experiência, notadamente na Forense e no Grupo GEN, onde atua como gerente nacional de vendas. Ele foi indicado por Jaime Mendes, sócio da Saudade Distribuidora, que foi seu chefe. “Quando entrei no GEN, em 2013, logo vi o potencial de Jardel para a área comercial. Assim que pude, passei-lhe a responsabilidade de coordenar a equipe de vendas, mesmo estando a distância, em Recife. Em 2015, quando o GEN comprou a editora Atlas, sugeri à direção que ele se mudasse para São Paulo para ser o gerente nacional de vendas. Assim foi feito, e desde então ele melhora seu desempenho a cada ano”. Desde 2018 ele é responsável por toda a área comercial do varejo. Mendes elogia a perseverança e resiliência de Jardel que ele considera bom negociador. Segundo Mendes, o trabalho de Jardel está ancorado em dois princípios básicos: sabe que a finalidade de uma empresa é criar um cliente, atender esse cliente e fidelizar esse cliente, e sabe que o caixa de uma empresa é rei ou rainha. Mesmo com a pandemia, Jardel conseguiu alcançar mais uma vez as metas estipuladas pela direção do GEN.

Juliana Ferreira
Formada em Publicidade e Propaganda com especialização em Gestão de Varejo e Vendas, Juliana Ferreira é gerente de marketing da Ediouro desde 2019 e desde então lidera um time composto por 20 pessoas e gerencia o marketing B2B e B2C, físico e digital, dos sete selos da casa, além de estar à frente dos dois projetos de assinaturas, Coquetel e Trama Box. As estratégias da editora, produção de eventos, relacionamento com clientes e ainda a forte presença no digital fazem parte do seu dia a dia. Em sua indicação, Maria Beatriz Branquinho da Costa destacou que Juliana tem uma “visão global do negócio de livros” e que por conta disso, em muitas ocasiões “criou soluções criativas (e bem-sucedidas) para divulgar e vender os títulos do Grupo Ediouro, que, volta e meia, figuram nas listas de mais vendidos”. Além de destacar a atuação de Juliana como líder “respeitada e querida pelos seus pares”, Maria Beatriz lembrou do recente lançamento de sucesso do Grupo Ediouro, o selo Trama. “Graças às suas ações de promoção, divulgação e criação de marketing, o primeiro título do selo chegou rapidamente à lista de mais vendidos”, destacou.

Lilian Cardoso
Lilian é especialista em marketing literário, professora de cursos para escritores e diretora da LC - Agência de Comunicação. Desde 2010 sua empresa divulgou mais de quatro mil livros. Nos arquivos da agência constam até o momento 40 mil inserções em grandes veículos nacionais. Como professora, já teve mais de mil alunos em seus três cursos para autores e encontrou no contato com os autores, o seu diferencial. Ela se orgulha em dizer que tem alunos dos mais variados tipos: o mais vendido na sua casa editorial, autores iniciantes com livros expostos em livrarias, escritores que dobraram meta no financiamento coletivo e autores finalistas em prêmios literários. Para Lílian, ganhar o prêmio seria “um sonho, aquele sonho que a gente sonha acordado para poder dizer a todos que tudo é possível. Muitos mercados nos desafiam diariamente, trabalhar com o livro não é diferente, mas se a gente fizer com amor e muita seriedade vai dar certo”, diz a finalista. Segundo depoimento de Marcos Borges, gerente comercial da VR Editora, a contratação da empresa de Lilian foi um divisor de águas para a sua editora "Com essa parceria, alcançamos veículos de imprensa super importantes e aumentamos nossa divulgação ao alcançar influenciadores de grande escala", disse. Já para Rackel Accetti, diretora editorial e comercial da Ideal Books, "Lilian Cardoso é sinônimo de inovação".

Luciana Fracchetta
Há mais de 13 anos no mercado editorial, Luciana é jornalista, co-fundadora e responsável pelo marketing da editora Antofágica. Na sua jornada no mercado editorial, se destaca a passagem de uma década pela editora Aleph. Lá, Luciana construiu uma das comunidades mais engajadas da área e desenvolveu estratégias de marketing para inserção dos livros do universo expandido de Star Wars no Brasil. Ela também esteve à frente de um projeto de financiamento coletivo no Catarse que, na época, foi recorde de apoiadores. Hoje Fracchetta também atua como professora, além de prestar consultoria para marcas na área de cultura e entretenimento, entre elas a TAG, Todavia e Editora Contexto. Como responsável pela comunicação da Antofágica, ela construiu uma estratégia com foco 100% no leitor para aproximá-lo da editora oferecendo conteúdo de qualidade. Para Luciana, um "trabalho de estratégia de conteúdo não pode estar desassociado de uma estratégia de performance". Entre seus cases de sucesso estão o engajamento alcançado nas redes sociais da Antofágica e a reflexão sobre as pré-vendas; o bom resultado obtido na Feira do Livro da USP de 2021; as ótimas vendas do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; o crescimento do canal da Antofágica no YouTube; as videoaulas criadas para aproximar os leitores das obras publicadas pela editora; e novo canal da Antofágica criado no Spotify. Em seu depoimento, que acompanha a inscrição de Luciana, Daniel Lameira, editor da Antofágica, lembrou que Fracchetta "em toda sua carreira na área, explorou os limites do que era possível criar em áreas que depois passaram a ser chamadas de content marketing, comunidade social e, principalmente, como poderíamos conectar as histórias dos livros e da editora com os leitores e stakeholders. Seu trabalho tem sido benchmark para as maiores empresas do ramo no Brasil há anos, mesmo que muitas vezes ela, como profissional, fique nos bastidores".

Simei Junior
Simei tem uma longa história atrelada à indústria do livro. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, iniciou sua carreira na Superpedido e foi gerente de tecnologia pela Singular, iniciativa pioneira de POD no Brasil. Nos últimos anos, também atuou como gerente de produtos e de controle de dados na Metabooks / MVB até se tornar, em junho de 2021, gerente de POD na Bookwire e o responsável pela Bok2 - provedora de impressão sob demanda (PoD) adquirida pela empresa alemã no mesmo ano. Em sua indicação, Tatiane Moraes frisou um dos cases de Simei, que “cuidou de toda a distribuição, impressão e logística do livro do Abel Ferreira, Cabeça fria, coração quente, e os números estão aí para provar o sucesso da obra”. Moraes lembrou ainda que Simei realizou estratégias e processos para a equipe Bok2 aumentar o faturamento. Um “entusiasta digital”, Simei atuou em áreas como gestão em tecnologia, operações, inovação digital, comercial, planejamento estratégico e Planejamento de compras e abastecimento.

Wendel Isler
Formado em Administração, Gestão Financeira e Contabilidade, ele é atualmente diretor comercial da distribuidora Catavento. Reconhecido como grande colaborador para transformar a Catavento em uma das distribuidoras com maior engajamento no mercado editorial brasileiro, ele está na empresa desde 2017. Lá criou uma plataforma de e-commerce B2B, reestruturou a equipe de vendas e melhorou os indicadores de desempenho. Pelo segundo ano consecutivo entre os cinco finalistas do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano do PublishNews, ele foi indicado por Marcelo Pelegia, que vê Wendel preparado para dar respostas não somente para onde vão as distribuidoras num mundo cada vez mais digital, mas para onde vai a distribuição na cadeia de livros. “A Catavento se renova com cada projeto maluco apresentado por ele. O crescimento, as metas batidas, as (ridículas) cambalhotas e até as cervejas em todo o último dia de mês já são atitudes esperadas nas nossas redes sociais Wendel tem visão panorâmica, um excelente senso de urgência e uma energia que se converte em sinergia com os que o cercam”. Pelegia afirma não ter dúvidas que Wendel já sabe o que fazer para não apenas manter, mas crescer o faturamento dos seus canais de venda.

A votação popular já está aberta e você pode tanto votar, quanto compartilhar o formulário clicando aqui.

Os profissionais do mercado – livrarias, editoras e distribuidoras – que votarão nos seus escolhidos, receberão em breve as informações dos finalistas e o link para votação.

Todas as regras do prêmio você encontra clicando aqui.

E vale lembrar: para acompanhar a cerimônia de entrega dos troféus, marcada para o dia 25 de maio, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui.


* Nota corrigida no dia 10/05, às 14:28 para inclusão do nome de Luciana Fracchetta entre os finalistas. Por um erro tecnológico no processo de recepção da inscrição da candidata – realizado dentro do prazo estipulado nas regras – o perfil de Luciana ficou de fora da seleção. Como previamente acordado com a equipe do PublishNews, pela primeira vez teremos seis finalistas na categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews.

[10/05/2022 11:00:00]