Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews discute reação do mercado pós-pandemia
PublishNews, Thales de Menezes, 09/05/2022
Rafael Vido, diretor da GeoGráfica, e Marcelo Santucci, CFO do grupo Companhia das Letras, debatem como serão os meses de reação do mercado editorial no 'novo normal'

O Podcast do PublishNews desta semana discute esse mercado editorial cheio de altos e baixos. Com crises que sempre se fazem presentes, sejam elas econômicas, mais nichadas – como no caso de Saraiva e Cultura –, ou, claro, da Pandemia do Coronavírus. Sobre os aspectos econômicos dos últimos meses, houve fechamento de livrarias, ao mesmo tempo que novos empreendedores apareceram em cena. Junto com a suspensão de alguns lançamentos, foi registrado até um crescimento importante da leitura e da venda de livros em 2021. Mas, ao mesmo tempo, o mercado viu também a falta de matéria-prima no contexto de uma crise de desabastecimento mundial.

Nesse panorama de contrastes, participam do Podcast Rafael Vido, diretor da GeoGráfica, uma referência em gráfica de livros no Brasil, e o CFO do grupo Companhia das Letras, Marcelo Santucci, uma das maiores editoras do país, tentando antever o que vem por aí.

Eles falam um pouco de como navegaram por esses altos e baixos, sobre essa ameaça da falta de papel, da desvalorização do real, e do que esperam dos próximos meses do mercado.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Streaming:
The Shop - LeBron James - HBO Max
Iluminadas - série - Apple TV+
Sombras de Stalin - Netflix
Sistema Putin - Prime Video

Livros:
Iluminadas - Lauren Beukes - Instrinseca
Life force - Tony Robbins
O futebol como ele é - Rodrigo Capelo - Grande área

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de longo prazo na área
Um poema, antes de ser político, tem que ser poético.
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar