Dia mundial de Star Wars agita todos os geeks
PublishNews, Thales de Menezes, 04/05/2022
Dois lançamentos no Brasil trazem HQs essenciais para quem considera Darth Vader o maior vilão de todos os tempos e quer muito mais além dos filmes no cinema

Hoje é 04 de maio e no mundo inteiro é comemorado o dia Star Wars. Qualquer loja virtual ou física que contar com uma mínima clientela geek vai ter vitrines e ofertas para os fãs da saga criada por George Lucas. O PublishNews recomenda dois lançamentos em quadrinhos para comemorar uma data tão importante.

Novidade no Brasil lançada em capa dura, Star Wars: os diários de Obi-Wan Kenobi (Panini, 192 pp, R$ 89,90) tem histórias escritas por Jason Aaron, um dos autores mais respeitados entre os fãs. Conta o que acontece com o mestre Jedi enquanto ele permanece em Tatooine, protegendo secretamente o jovem Luke Skywalker. As coisas ficam quentes por lá. Vilões estão explorando os fazendeiros locais, espalhando destruição pelo planeta. A maior dificuldade para Obi-Wan é impedir os avanços dos fora-da-lei sem revelar sua identidade, o que fica mais difícil ainda quando o detestável Jabba the Hutt contrata um Caçador de Recompensas para descobrir quem está interferindo nas ações de seus homens em Tatooine. Além de todos esses problemas, Obi-Wan ainda vai encontrar o mais mortal dos wookies, Krrsantan Negro.

A segunda dica é para quem está com algum dinheiro no bolso, porque Darth Vader (por Charles Soule) é uma coletânea de 624 páginas vendida por R$ 259,90. Parece muito por um gibi, mas quem é muito fã e não tiver esse tijolo em casa não vai titubear em comprar. A compilação mostra a ascensão do lord sith Darth Vader logo após os dramáticos embates do filme Star Wars – Episódio 3: a vingança dos Sith. Os eventos contados na tela transformaram Anakin Skywalker no senhor sombrio dos sith, transbordando poder e fúria. O vilão está implacável nessas histórias que formam uma fase já clássica das HQs de Star Wars.

Muita gente pode perguntar por que 04 de maio é o dia mundial dedicado à saga. Isso vem de uma semelhança fonética na língua inglesa entre a grande frase da cultura jedi, "May the force be with you" (que a força esteja com você) com "May the fourth be with you" (o 04 de maio esteja com você). Fanáticos pela saga criaram a brincadeira em maio de 2011, quando um grande cinema no Canadá organizou um festival com todos os filmes de Star Wars. A partir daí a coisa só cresceu e toda indústria de livros, brinquedos, games, roupas... enfim, qualquer coisa ligada à Star Wars prepara grandes lançamentos para comemorar com os adeptos.

Tags: Panini, Star Wars
[04/05/2022 11:30:00]