Presidente da Cimed sobe na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 08/04/2022
'Meu sangue amarelo', livro autobiográfico do dono da farmacêutica com faturamento bilionário estreia no segundo lugar na categoria de livros de Não Ficção

Divulgação
Divulgação
Histórias de empresários que alcançam o sucesso continuam formando um filão irresistível para os leitores em tempos de muito empreendedorismo. Com esse apelo, João Adibe Marques chegou ao segundo lugar na categoria de Não Ficção da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. E logo na semana em que ele estreia na lista. Meu sangue amarelo (Agir) conta sua trajetória até estar à frente de uma das maiores farmacêuticas brasileiras, a Cimed. Contando a vida de um empresário considerado fora da curva pela imprensa especializada em economia, o livro pretende saciar a curiosidade de quem deseja saber como ele chegou à liderança desse empreendimento de faturamento bilionário. O livro vendeu 1.023 unidades.

Há outros estreantes na lista de Não Ficção. Gal Costa (Bel Editorial) quer mostrar a jornada da cantora e sua contribuição da à MPB através de fotos. O volume é completado com depoimentos e entrevistas dados por Gal em sua carreira. Já O mundo é uma escola: o que aprendi em viagens (Jaguatirica) traz 85 relatos de histórias vividas em viagens pelo ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque. Ele destaca como o contato com dezenas de culturas diferentes quebrou paradigmas em sua vida.

Na última estreia dessa lista, os psicólogos Maria Homem e Contardo Calligaris (1948-2021) dividem a autoria de Coisa de menina? (Papirus 7 mares). Eles buscam promover uma livre reflexão para repensar o feminino.

Em Ficção, a única estreia é Demon Slayer – Kimetsu No Yaiba – Gaiden (Panini), mais um título da série de mangás de estrondoso sucesso que já teve inúmeros volumes nas listas do PublishNews. Na categoria Infantojuvenil, quem aparece é Heartstopper: um passo adiante (Seguinte), de Alice Oseman, que se junta a outros dois títulos dessa série romântica na lista.

Na lista Geral, Pablo Marçal, que liderava com a obra 8 caminhos que levam à riqueza (Buzz), trocou de posição com o vice-líder da semana passada. Agora o primeiro lugar é de Vade Mecum Saraiva 2022 - 33ª edição (Saraiva Jur), com 2.676 cópias vendidas. O livro de Marçal vendeu 2.333 exemplares, ficando atrás de DNA revelado das emoções (Gente), de Elainne Ourives, com 2.036.

Depois de apresentar 7% de aumento de vendas na semana passada, a lista agora registrou queda de 15%. Autoajuda foi a categoria que mais ajudou a semana dos livreiros, com aumento de 14%. Infantojuvenil, que tinha obtido um expressivo crescimento de 74%, com uma provável influência da compra de livros adotados pelas escolas, agora amargou 55% de queda. Negócios também reduziu vendas, em 13%. A categoria Ficção não apresentou variação, e Não Ficção praticamente seguiu esse patamar, com leve aumento de 1%.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras ficou com o primeiro lugar, colocando 13 obras emplacadas na lista. Em segundo aparece a Sextante, com dez, seguida da Citadel Grupo Editorial, com nove.

[08/04/2022 11:30:00]