Assírio & Alvim chega ao Brasil com Fernando Pessoa inédito
PublishNews, Thales de Menezes, 21/03/2022
Editora que é considerada a casa dos grandes poetas portugueses começa operação no país e inicia seu catálogo com 'Sobre a arte literária', de Pessoa, e 'Inferno', de Pedro Eiras

Foi anunciado nesta segunda-feira (21) o início das operações da editora portuguesa Assírio & Alvim no Brasil. Os dois primeiros lançamentos devem chegar às livrarias no início de abril: Sobre a arte literária (Fernando Pessoa, 190 pp, R$ 49,90) e Inferno (Pedro Eiras, 120 pp, R$ 39,90). A editora, que faz parte do grupo Porto, é reconhecida como a grande casa dos poetas portugueses.

“De Camões aos contemporâneos, passando por Fernando Pessoa”, afirma o jornalista e escritor Thales Guaracy, editor da Assírio & Alvim no Brasil. “É a grande publicadora de Pessoa. A editora faz um trabalho importante junto aos pesquisadores da obra dele. É pelo selo que saem coisas novas do Pessoa, porque ainda tem muito material inédito sendo pesquisado.”

O anúncio da vinda da editora para o Brasil é feito no Dia da Poesia. E dá início às comemorações dos 50 anos da editora, que seguem até novembro, mês oficial do aniversário. Com planos para lançar ao menos dez títulos até julho, mês da Bienal do Livro em São Paulo, que tem Portugal como o país homenageado, Guaracy dá detalhes sobre as duas obras que abrem o catálogo brasileiro.

“O livro do Pessoa é uma compilação de textos sobre seu próprio ofício, inédito no Brasil. Tem textos de heterônimos escrevendo sobre o tema, o que é algo bem interessante. São reflexões dele sobre escrever poesia, sobre o ofício de escrever.”

O outro lançamento é de um autor contemporâneo, Pedro Eiras, professor de teoria literária da Universidade do Porto e único poeta entre os finalistas do último Prêmio Oceanos. Inferno é o primeiro de uma trilogia baseada em Dante. “Com isso, queremos mostrar que teremos livros de prosa e poesia, autores clássicos e contemporâneos de alta qualidade, portugueses e, também, brasileiros. Vamos publicar brasileiros, numa segunda etapa”, revela o editor.

Segundo o acordo, fechado pouco antes do Natal, todos os exemplares serão impressos no Brasil. “Em alguns livros, principalmente entre os de poesia, vamos usar o português de Portugal, para manter a fidelidade ao original.” Guaracy oferece um dado curioso que colaborou muito para impulsionar a ideia da editora no Brasil. “A gente sabe que tem muito brasileiro que compra livros na Assírio & Alvim pela internet. No site da editora, a maior presença é de pessoas de Lisboa. Em segundo lugar está São Paulo, e, em terceiro, o Rio de Janeiro”. O plano é ir lançando livros do catálogo e também obras novas em conjunto com o lançamento em Portugal. A editora tem mais de mil títulos no catálogo.

Thales Guaracy é autor de romances e livros sobre história. Foi diretor editorial da Saraiva, e em seu período de atuação por lá a editora teve muito sucesso, lançando o selo Benvirá. Recentemente, ele escreveu um livro de poesia e o mostrou a Pedro Paulo de Sena Madureira, que foi seu primeiro editor. Recebeu incentivo e, nesse início de caminho pela poesia, o lado editor despertou seu interesse nesse mercado. “Existe uma demanda. As editoras pequenas estão se aproveitando de um espaço que está crescendo e está muito ligado às redes sociais. Tem gente no Brasil que escreve poesia no Instagram e tem um milhão e meio de seguidores! Então tem gente lendo e escrevendo poesia.”

Isso foi determinante na escolha do primeiro livro a sair aqui. Pessoa é o grande poeta da língua, é um clássico que ainda pode ser considerado moderno, e o livro é destinado a quem gosta de ler, mas também a quem quer fazer poesia. “Como a Assírio & Alvim tem tradição no gênero, pensei que poderíamos trazer ao Brasil uma semente da valorização dessa cultura. O momento é favorável, com as pessoas procurando poesia nas redes sociais.”

Na verdade, o contrato foi estabelecido com a editora Porto, a maior de Portugal, inclusive entre livros didáticos. O selo escolhido para a entrada no Brasil foi Assírio & Alvim, mas os lançamentos se misturam dentro do grupo, até mesmo em Portugal. “O Walter Hugo Mãe, por exemplo, lança romances pela Porto e poesia pela Assírio & Alvim”, conta Guaracy. “Pretendo publicar meus próximos livros aqui. Faz mais sentido. Meu último romance saiu pela Record, e os livros de história pela Planeta.”

Ele ressalta mais uma vez a poesia como grande foco da empreitada. “A poesia é uma fonte de identidade nacional para os portugueses, acho que é um bom exemplo para dar ao Brasil. A poesia enobrece o país.”

[21/03/2022 11:30:00]