Com ilustrações de Joana Penna, o livro mistura elementos do folclore, da fauna e da flora da Amazônia, jogados numa trama em que Pilar tem impedir que o amigo Breno caia nos encantos de Iara, a deusa das águas.
No topo da categoria de Ficção, o de sempre. Torto Arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, lidera imbatível desde janeiro do ano passado. Ele é novamente seguido por Tudo é rio (Record), de Carla Madeira. O clássico O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos, subiu da quinta para a terceira posição. Outro que galgou posições foi Pedro Bandeira, que foi de sétimo para o quarto lugar com A droga da obediência (Moderna). Vale lembrar que o escritor comemorou 80 anos no último dia 09.
A novidade na lista de Não Ficção é Junior Rostirola, pastor sênior da igreja Reviver, em Itajaí (SC). Em seu segundo livro, de caráter devocional, Café com deus pai (Quatro Ventos), oferece uma mensagem prática para cada dia do ano. O autor, que iniciou uma igreja em 2010 com oito pessoas e hoje tem mais de 70 mil seguidores no Instagram, acredita que seu livros estão ajudando a levar sua mensagem para um público não cristão.
O topo da lista de Não Ficção também não traz novidades, com liderança persistente de Thiago Nigro e seu Do mil ao milhão (HarperCollins). Com exceção da lista divulgada em 5 de dezembro, ele liderou todas as outras desde outubro de 2019. Como no mês passado, ele é seguido por dois livros de Paulo Vieira na segunda e terceira posições, respectivamente O poder da autorresponsabilidade e O poder da ação, ambos da editora Gente.
O Ranking de Editoras da Lista Nielsen PublishNews é liderado pelo grupo Companhia das Letras, com dez títulos. Na segunda posição, com quatro, empataram HarperCollins Brasil, Sextante e Somos Educação.