Publicidade
Publicidade
Alta books e a constante busca por crescimento
PublishNews, Redação, 18/02/2022
Editora é o tema do episódio especial do Podcast do PublishNews nessa semana. Na conversa, Gorki Starlin, CEO da Alta, fala sobre os planos, crescimento e novo selo da editora.

Temos um episódio extra no podcast do PublisNews essa semana.

Nesse bônus, a nossa equipe conversou com Gorki Starlin, CEO da Alta Books, uma das editoras com maior crescimento no mercado editorial nos últimos anos.

Gorki começou como um autor e algum tempo depois, decidiu empreender. Assim, criou a Alta Books, uma editora de livros técnicos e de tecnologia, um nicho muito importante no mercado editorial duas décadas atrás.

Da vontade de fazer a editora crescer e da percepção de que o mercado estava caminhando para outra direção, começou um plano para expandir a Alta.

Primeiro, adquiriu a coleção Para leigos (For Dummies) no Brasil e começou a diversificar o catálogo, se tornando uma editora mais abrangente e publicando obras de não ficção, autoajuda, negócios, finanças, guias de viagem e gastronomia entre tantos outros. E todo o esforço deu certo:

Em dois anos de pandemia, a Alta Books cresceu 54%, resultado similar aos da crise de 2018, quando as redes Saraiva e Cultura entraram em recuperação judicial.

Em 2022 esta expansão continua. Apostar contra o óbvio, contratar novos profissionais, novos títulos e novos selos e continuar investindo são algumas das estratégias usadas por Gorki e sua equipe.

Na conversa, ele fala sobre sua carreia, sobre a história da editora, suas estratégias, escolhas editoriais, metas para o ano, sobre como enxerga o mercado editorial, sobre o plano de aumentar a penetração da Alta nas plataformas pay-per-use e, sobre o novo selo da editora, o Alta Novel, focado em ficção.

Novidade na editora, Gorki adiantou também as primeiras obras que sairão pelo selo e ainda sobre o que espera dessa nova fase da casa editorial. As obras Uma garota cubana, chás e amanhãs, de Lauda Taylor Namey e Uma educação mortal, de Naomi Novik, por exemplo, já entraram para a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews.

Este é um episódio especial patrocinado pela Alta Books. Confira o bate-papo:

Indicações:

Lista dos filmes indicados para o Oscar 2022
O Preço da paz - Zachary D. Carter - Alta books
Economia Exponencial - Eduardo Ibrahim - Alta Books
Roxane Roxane - Netflix
The Forty-Year-Old Version - Netflix

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de longo prazo na área
Não se pode ler um poema como se lê uma notícia de jornal, uma bula de remédio, um e-mail. O poema exige que o leitor mergulhe nele.
Antonio Cicero
Poeta brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar