Elza Soares eternizada também na Lista dos Livros Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 28/01/2022
‘Elza’, biografia escrita por Zeca Camargo, aparece na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews

Elza Soares eternizada, também, na Lista dos Livros Mais Vendidos | © Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Elza Soares eternizada, também, na Lista dos Livros Mais Vendidos | © Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Elza Soares, a “mulher do fim do mundo” e a “voz do milênio”, morreu no último dia 20, deixando um legado musical e também nas lutas pela igualdade das mulheres e pelas questões raciais. A sua história foi contada no livro Elza, escrito pelo jornalista Zeca Camargo, lançado pela LeYa, em 2018.

Finalmente, a biografia veio parar na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a posição de número 16 da Lista de Não Ficção. No período de 17 a 23 de janeiro, as livrarias monitoradas pelo PN registraram a venda de 251 exemplares do título.

No livro, Zeca Camargo, que escreveu o volume a partir de depoimentos da própria cantora, narra a história de Elza, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira.

As questões raciais e de diversidade também estiveram presentes na Lista Infantojuvenil. Encabeçando a categoria, um estreante: Todos são bem-vindos (Nova Fronteira), de Alexandra Penfold. Foram 2.118 exemplares vendidos, o que garantiu também o sexto lugar do Ranking Geral. No livro, Penfold fala sobre uma escola onde todos são bem-vindos e aprendem a celebrar o amor e a diversidade.

A segunda e a terceira posições ficaram com O Pequeno Príncipe Preto (Nova Fronteira), que já frequentava a Lista dos Livros Mais Vendidos desde 2020, e O Pequeno Príncipe Preto para pequenos (Nova Fronteira), que estreou bem, com 1.103 exemplares vendidos.

A série de Rodrigo França reconta o clássico de Antoine de Saint-Exupéry pelo olhar de um menino preto. No título estreante, ele adaptou a linguagem para alunos da Educação Infantil, criando rimas para contar a história do Pequeno Príncipe Preto, que vive num minúsculo planeta, onde existe uma única árvore, o Baobá. Os dois títulos são ilustrados por Juliana Barbosa Pereira.

Na comparação com a semana anterior, os números gerais da lista apresentaram queda de 5%. Ficção (-20%) e Não Ficção (-17%) foram as que mais sofreram.

Mudanças importantes no Ranking Geral. Guardiões de quatro patas (Luz da Serra), de Patrícia Cândido, lidera o pódio, com 4.123 cópias vendidas na semana. Em segundo lugar, aparece Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev, com 2.724. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, acostumado ao topo do Ranking, completa o pódio, com 2.397.

Além das novidades em Não Ficção e Infantojuvenil, a Lista trouxe outros dois estreantes. Ocupando a posição de número 18 de Autoajuda, apareceu pela primeira vez O poder da autocura (Gente), de Wallace Lima, com 516 cópias vendidas.

Na 19ª de Ficção, a edição do selo Temporalis (Citadel) de 1984, de George Orwell, traduzido por Claudio Carina e Sonia Carvalho. Foram 418 unidades vendidas na semana de estreia.

O Grupo Editorial Record assume a dianteira do Ranking Geral das Editoras, com 12 títulos. A prata ficou com os grupos Citadel e Companhia das Letras, que emplacaram 11 cada. A Intrínseca e a Sextante garantiram o bronze, com 10.

Tags: Elza Soares
[28/01/2022 09:50:04]