Lista dos Mais Vendidos: TikTok segue ditando o ritmo da categoria Infantojuvenil
PublishNews, Redação, 14/01/2022
Livros populares na rede social lideram a categoria, que recebeu o reforço de mais dois títulos: A nuvem, de Neal Shusterman, e Todo esse tempo, de Rachael Lippincott e Mikki Daughtry

Infantojuvenil recebeu o reforço dos títulos 'A nuvem', de Neal Shusterman, e 'Todo esse tempo', de Rachael Lippincott e Mikki Daughtry, que assim como os líderes da categoria, também fazem sucesso no TikTok
Infantojuvenil recebeu o reforço dos títulos 'A nuvem', de Neal Shusterman, e 'Todo esse tempo', de Rachael Lippincott e Mikki Daughtry, que assim como os líderes da categoria, também fazem sucesso no TikTok
Na edição da última quinta-feira (13), CEOs das top15 do Ranking Anual de Editoras do PublishNews deram seus pitacos para o ano de 2022.

Ao ser questionada sobre as tendências que devem marcar o ano que acaba de começar, Sonia Jardim, CEO do Grupo Editorial Record, destacou que o crescimento de vendas de 2021 foi “calcado no segmento dos jovens adultos” e que essa geração que descobriu o livro na pandemia circula mais no TikTok do que em outras redes. Na sua opinião, isso se consolida em 2022.

O TikTok também foi citado por Cassiano Elek Machado, diretor editorial da Planeta no Brasil. Para ele, a rede social é um “canal prescritor de ficção para públicos jovens”.

Todo esse fenômeno é observado na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, em especial, claro, na categoria Infantojuvenil.

Nesta semana, os três primeiros títulos fazem sucesso entre os booktokers: Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston; Os dois morrem no final (Intrínseca), de Adam Silveira, e A rainha vermelha (Seguinte), de Victoria Aveyard.

A categoria trouxe dois dos três estreantes da semana e os dois marcam presença no TikTok. Na 18ª posição, estreou A nuvem (Seguinte), de Neal Shusterman, com 363 cópias vendidas. A #nealshusterman aparece 424 mil vezes na rede social que computa ainda 68,5 milhões de visualizações de qualquer coisa relacionada ao seu nome. O título é o segundo da série Scythe.

O outro estreante da categoria é Todo esse tempo (Globo Alt), de Rachael Lippincott e Mikki Daughtry. Ele aparece na 19ª posição, com 351 cópias vendidas. A #allthistime, referente ao título em inglês, aparece cinco milhões de vezes no TikTok, mostrando a sua popularidade na rede social.

A terceira novidade da semana aparece na posição de número 15 da Lista de Ficção: Você me ganhou no olá (Harlequin), de Alexis Daria, teve 676 cópias vendidas na semana de estreia.

A chegada desses três títulos coincide com aumento de 25% no número geral de vendas. Isso em comparação com a semana passada. Todas as categorias apareceram no positivo, destaque para Autoajuda (43%), Negócios (31%) e Ficção (25%).

O Ranking Geral segue liderado por Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., que teve mais 2.698 exemplares somados na sua conta.

A edição em capa dura de Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés, fechou a semana em segundo, com 2.627, e Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, em terceiro, com 2.377.

A Sextante voltou ao topo do Ranking Geral das Editoras ao emplacar 16 títulos na semana. O Grupo Companhia das Letras aparece coladinho, em segundo, com 15. O Grupo Editorial Record completa o pódio das editoras, com dez.

[14/01/2022 09:50:00]