‘Torto arado’ começa 2022 encabeçando a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 07/01/2022
Livro de Itamar Vieira Jr. aparece em primeiro lugar na lista semanal; o centenário ‘Almanaque do Pensamento’, que traz previsões para o ano novo, estreia no ranking

Livro de Itamar Vieira Jr. aparece em primeiro lugar na lista semanal; o centenário ‘Almanaque do Pensamento’, que traz previsões para o ano novo, estreia no ranking | © Adenor Gondim / Divulgação
Livro de Itamar Vieira Jr. aparece em primeiro lugar na lista semanal; o centenário ‘Almanaque do Pensamento’, que traz previsões para o ano novo, estreia no ranking | © Adenor Gondim / Divulgação
Torto arado (Todavia), premiado livro de Itamar Vieira Jr., encerrou 2021 como livro mais vendido de Ficção e deverá receber, em março, o troféu do Prêmio PublishNews. E a história das irmãs Bibiana e Belonísia segue fazendo a cabeça do leitor brasileiro. Na primeira Lista dos Livros Mais Vendidos de 2022, referente ao período que vai de 27 de dezembro a 02 de janeiro, o PublishNews registra Torto arado no topo do Ranking Geral.

São mais 2.394 exemplares pra conta do campeão de vendas. De acordo com o Painel Analítico do PublishNews+, o livro teve 43 mil cópias vendidas desde 2020.

Fazendo companhia para Torto arado no pódio, ficaram Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, que levará o troféu PublishNews como livro do ano de 2021, com mais 2.084, e Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch, aparece em terceiro, com 2.039.

Na comparação com a semana anterior, que pegou o dia do Natal, os números gerais da lista apresentaram queda de 45%. Uma queda natural e esperada pelo setor livreiro. Todas as categorias sentiram, mas Não Ficção (-54%) e Infantojuvenil (-51%) foram as mais prejudicadas.

A lista trouxe apenas duas novidades nessa semana. Em Não Ficção, apareceu a edição com capa rosa de Queime depois de escrever (Sextante), de Sharon Jones. O livro ocupa a nona posição, com 546 exemplares vendidos.

Já em Autoajuda, um clássico. O centenário Almanaque do pensamento 2022, da Editora Pensamento, chega a sua 110ª edição, ocupando a 20ª posição da categoria, com 311 exemplares vendidos.

O Grupo Companhia das Letras e a Sextante dividem o ouro do Ranking Geral das Editoras, com 15 títulos cada. A prata ficou com o Citadel Grupo Editorial e a Intrínseca, que emplacaram oito. Com sete, o Grupo Editorial Record e a Panini fecharam a semana com o bronze.

[07/01/2022 09:50:00]