Apanhadão: selo Academia (Planeta) passa por reformulação
PublishNews Redação, 03/01/2022
E mais: nova editora de Brasília é destaque na Folha; os novos projetos da Fósforo e Luna Parque e iniciativa estimula o surgimento de jovens escritores

O Globo avaliou que, em 2021, o mercado editorial teve bom momento das livrarias físicas e ficção puxada por tiktokers. Com ajuda de streamers, romances para jovens adultos puxaram as vendas no segmento. O diário carioca noticiou também que sebos de Niterói enfrentam crise e apostam na volta às aulas presenciais nas universidades para reagir. Setor sofreu queda de movimento de 60% desde que estudantes, professores e pesquisadores deixaram de circular pela cidade.

A coluna Babel, do Estadão, informou que o Selo Academia, da Planeta, muda e mira o leitor jovem. Com 173 livros publicados e autores como Monja Coen, Tiago Brunet, Augusto Cury, William H. McRaven, Pablo d’Ors, Rafa Brites, Rossandro Klinjey, Mariana Rios, Chico Xavier, Vera Lúcia Marinzeck, Flávia Melissa e Marcos Mion no catálogo, o selo ganha nova identidade visual em 2022 e passa a investir em linhas editoriais que ajudam a promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal, contemplando temas ligados ao corpo, mente e alma.

A coluna Painel das Letras, da Folha adiantou que o ano de 2022 já traz, em seus primeiros dias, a promessa de uma nova editora. A brasiliense Colenda, tocada por José Nunes, apresenta quatro lançamentos na praça em janeiro. Dois são inéditos. Más intenções, da espanhola Elena Alonso Frayle, e A autobiografia de um ex-negro, do americano James Weldon Johnson. Ao mesmo tempo, a casa vai resgatar dois autores consagrados em obras que estavam fora de catálogo. Trabalhar cansa, do poeta italiano Cesare Pavese, e Os frutos da terra, do Nobel francês André Gide.

A coluna Painel das Letras, da Folha revelou novo projeto das editoras Luna Parque e Fósforo: Círculo de Poemas, um clube de assinatura mensal voltado a livros raros de poesia. A iniciativa começa agora em janeiro.

Matéria do The New York Times reproduzida pelo Folha disse que seguidores não equivalem a vendas, dizem editoras após onda de livros de influencers. Para especialistas nos EUA, redes sociais importam, mas são indicadores imprevisíveis de quantas cópias um autor vai vender.

O Globo deu destaque para o projeto Super Autor, que estimula o surgimento de jovens escritores nas escolas e publica, sem custo, livros de crianças e adolescentes. Iniciativa somou, em 2021, 80 mil livros em todo o país.

A colunista Sonia Racy, do Estadão noticiou que a HarperCollins lançará, em 2022, o novo livro de Renato Noguera, autor de Por que amamos e Mulheres e deusas.

A coluna Painel das Letras, da Folha observou que os 101 anos de Clarice Lispector trouxeram consigo um caminhão de coletâneas de ensaios sobre a autora. A Fósforo tem Um século de Clarice Lispector, organizada por Yudith Rosenbaum e Cleusa Passos, enquanto a Bazar do Tempo traz Quanto ao futuro, Clarice, com organização de Júlio Diniz. Já Clarice Lispector: Uma vida na literatura, da Oficina Raquel, é iniciativa de Matildes Demetrio dos Santos e Mônica Gomes da Silva. A Rocco, que detém os direitos sobre Clarice, lança um box com sua obra completa, em 18 livros, além da nova edição da biografia de Teresa Montero, que saiu em novembro.

A coluna adiantou também que a Dantes lança O livro dos seres invisíveis, em que Dorion Sagan apresenta 30 seres microscópicos que não conseguimos enxergar, mas que são cruciais para a vida na Terra. O autor, aliás, é filho dos cientistas Carl Sagan e Lynn Margulis.

A coluna de Lauro Jardim, d’O Globo, informou que Hitler e Stalin, livro do premiado historiador britânico Laurence Rees, será lançado no Brasil em fevereiro pelo selo Crítica, da editora Planeta.

A coluna Painel das Letras, da Folha adiantou os livros que devem chegar em 2022 às prateleiras do país. Novo ano terá publicações sobre grandes efemérides, traduções inéditas e resgate de autores essenciais.

A colunista Mônica Bergamo, da Folha, informou que a editora Sextante lançará em janeiro o livro Guia completo da astrologia, da autora americana Louise Edington.

Mônica Bergamo adiantou também que a cantora Rita Lee vai lançar, em janeiro, seu novo livro infantil: Dr. Alex e vovó Ruthinha: Uma aventura no espaço (Globinho). Na obra, a autora usa a metáfora de uma viagem ao espaço para falar sobre a morte com os pequenos.

A coluna Babel, do Estadão informou que pela nova coleção Psicanálise no Século XXI, coordenada por Christian Dunker e Gilson Iannini para o Grupo Autêntica, estão previstos, para abril, Freud no Século XXI, de Iannini; O que é sexo?, de Alenka Zupančič; Psicanálise e revolução: psicologia crítica para movimentos de liberação, de Ian Parker e David Pavón-Cuéllar; e O despertar, de Carolina Koretzky.

A coluna Babel, também informou que uma das apostas da Intrínseca para este ano é O corredor estreito (título ainda provisório), de Daron Acemoglu e James A. Robinson.

Tags: Apanhadão
[03/01/2022 10:30:00]