Apanhadão: Morre a escritora Anne Rice, autora de 'Entrevista com o vampiro'
PublishNews, Redação, 13/12/2021
E mais: A repercussão sobre os resultados da Bienal do Livro Rio; livro de Edney Silvestre ganha nova edição

A escritora Anne Rice, conhecida pelo best-seller Entrevista com o Vampiro, faleceu na noite do último sábado (11), após ter sofrido um AVC, nos EUA. A morte foi confirmada pelo filho Christopher Rice nas redes sociais da autora. Seu romance mais famoso foi adaptado para os cinemas em 1994, em um filme com Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas que marcou uma geração e recebeu duas indicações ao Oscar. Com mais de 30 romances de ficção, praticamente todos dentro do universo gótico, Rice vendeu mais de 150 milhões de cópias de seus livros no mundo inteiro. Entrevista com o Vampiro (Rocco), lançado em 1976 e traduzido para o português por Clarice Lispector, é o primeiro da série As Crônicas Vampirescas, que segue com outros oito títulos. A partida da escritora foi notícia na Folha, Estadão, O Globo, Valor, Revista Veja, Isto É, CNN Brasil, Isto É Dinheiro, Zero Hora, Band News, JP News, Portal G1 e Omelete.

A Folha também resgatou uma entrevista que Rice deu em sua casa para o jornal em 2011. “Eu influenciei Crepúsculo assim como Drácula me influenciou”, disse ela. O jornal relembrou este encontro.

O Globo e a Folha também noticiaram o balanço da 20ª edição da Bienal do Livro Rio, que recebeu 250 mil pessoas e vendeu 2 milhões de livros.

O Globo noticiou que o terceiro romance de Edney Silvestre, Vidas provisórias ganhou uma nova edição em um momento oportuno. Lançada originalmente em 2013, a obra tem a diáspora brasileira como ponto de partida, acompanhando a dura realidade dos imigrantes brasileiros que são levados a prostituição e ao subemprego. Quase uma década depois, quando 57 mil brasileiros se encontram detidos por tentar cruzar a fronteira entre Estados Unidos e México, o livro volta às livrarias pela Globo Livros em capa dura e reescrito do primeiro ao último capítulo, dois deles inéditos.

Em artigo publicado por Martim Vasques da Cunha, doutor em ética e filosofia política pela USP, a Folha também relembrou que há 30 anos, era lançado o controverso romance Psicopata americano, narrado por um rico executivo cuja diversão é mutilar mendigos e assassinar mulheres. No texto, Cunha avalia que o livro de Bret Easton Ellis previu com notável acuidade o espírito de desolação e mentira da época atual, que se manifesta na vitória de Trump e, no Brasil, nas relações corruptas entre PT e Odebrecht e na ascensão de Bolsonaro.

Tags: Apanhadão
[13/12/2021 09:10:00]