Fernanda Montenegro, imortal
PublishNews, Redação, 05/11/2021
Atriz foi eleita pela Academia Brasileira de Letras e ocupará a cadeira de número 17, deixada por Affonso Arinos de Mello Franco. A posse será em março de 22.

ABL elege Fernanda Montenegro com 32 votos | Divulgação
ABL elege Fernanda Montenegro com 32 votos | Divulgação
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, nesta quinta-feira (04), a atriz Fernanda Montenegro como ocupante da cadeira de número 17, vaga desde a morte de Affonso Arinos de Mello Franco, em março de 2020. Fernanda recebeu 32 votos a seu favor e era a única candidata à posição.

“Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou o acadêmico Marco Lucchesi, que preside a ABL.

A cadeira 17 foi ocupada antes por Sílvio Romero (fundador), Osório Duque-Estrada, Roquette-Pinto, Álvaro Lins e Antonio Houaiss.

A posse está marcada para março de 2022.

E, nesta sexta-feira (05), a Academia anunciou que elegerá, no próximo dia 11, o novo ocupante da cadeira de número 20, vagada com a morte de Murilo Melo, em maio de 2020.

Concorrem à sucessão três candidatos: Gilberto Gil, Salgado Maranhão e Ricardo Daudt. Será eleito aquele que alcançar a maioria absoluta dos votos.


[05/11/2021 10:30:27]