Grupo Editorial Record voltará a publicar Carlos Drummond de Andrade
PublishNews, Redação, 03/11/2021
Anúncio foi feito durante a Flitabira. Acordo prevê a publicação de 63 títulos, entre eles sete novos, nos formatos de livro impresso, livro digital e audiolivro.

Em agosto, a Companhia das Letras anunciou que não renovaria o contrato de publicação das obras de Carlos Drummond de Andrade, por não chegar a um acordo com os herdeiros.

Neste fim de semana, o Grupo Editorial Record aproveitou a Flitabira para contar que chegou a um acordo e será novamente a casa editorial do poeta no Brasil.

O acordo entre as partes prevê a publicação de 63 títulos, entre eles sete novos, nos formatos de livro impresso, livro digital e audiolivro. Ainda segundo o acordo, a Record ficará responsável pelas edições da obra completa, enquanto a Editora José Olympio, produzirá edições especiais de alguns títulos, com material iconográfico, fac-símiles etc.

O retorno do poeta ao Grupo Editorial Record retoma uma longeva parceria de 68 anos e ocorre num momento especial. Em novembro de 2021 a José Olympio completa 90 anos e, em 2022, serão comemorados os 120 anos de nascimento do poeta e os 80 anos de fundação da Editora Record.

Além da publicação das obras, está prevista a criação de um conselho editorial, formado por representantes da editora, da família do poeta e por um especialista em sua obra, que será responsável pelo acompanhamento dos trabalhos de fixação dos textos e de produção das novas edições. Pela primeira vez serão relacionados os textos com as obras do acervo da família de Drummond e com suas correções de próprio punho. Entre os primeiros livros a serem publicados estão os três volumes reunidos de Viola de bolso, há 70 anos fora de circulação como livro individual, e As impurezas do branco. “Queremos levar a obra dele para novos públicos, realmente conquistar novos leitores para essa obra que, mais do que atual, é eterna”, pontuou Rodrigo Lacerda, editor-executivo da Editora Record.

Clique aqui para assistir a mesa na qual foi feito o anúncio da parceria.

[03/11/2021 09:00:00]