Apanhadão: Bienal Rio terá Julia Quinn, Valter Hugo Mãe, Matt Ruff, Mariana Enríquez e Junju Ito
PublishNews, Redação, 25/10/2021
E mais: Caio F. ganha projeção internacional, Maria Bethânia estreia projeto literomusical e Clarice Lispector é revista em exposição em SP

A coluna Painel das Letras, da Folha, adiantou os primeiros destaques internacionais da Bienal do Livro Rio 2021 (03 a 12/12). De acordo com a coluna, o português Valter Hugo Mãe, que lançou há pouco o autobiográfico Contra mim, pela Biblioteca Azul, e o romance As doenças do Brasil em seu país, deve estar no evento carioca presencialmente. A argentina Mariana Enríquez, autora do romance fantástico Nossa parte de noite, também está fechando o modelo de sua participação. No lado da literatura mais pop, o evento terá a americana Julia Quinn, do megasucesso Os Bridgertons, adaptado ano passado pela Netflix; e Matt Ruff, de Lovecraft Country, que também virou série, mas na HBO. O japonês Junji Ito, considerado uma das principais referências dos mangás, em especial no campo do terror, também participará do evento.

Caio Fernando Abreu também foi destaque na Painel das Letras. A coluna avalia que o autor brasileiro segue ampliando sua influência internacional, mesmo 25 anos depois da sua morte. Dois de seus livros -- Morangos mofados e Os Dragões não conhecem o paraíso -- vão sair pela primeira vez nos EUA, pela Archipelago Books, e a Éditions de la Belle Étoile publica uma seleção de contos inéditos na França. Aliás, a Paris Review, uma das mais prestigiosas revistas literárias do mundo, dedicou há pouco uma edição virtual a Caio F., publicando a tradução dos textos que compõem as Cartas para além dos muros.

No Estadão, o destaque foi para o novo projeto de Maria Bethânia. A intérprete vai estrear, no próximo dia 04, o programa Tabuleiro, transmitido pela Rádio Batuta, do IMS – Instituto Moreira Salles. Composta por seis episódios, a série une literatura e música e traz Bethânia lendo textos selecionados pelo poeta Eucanaã Ferraz. A cada quinta-feira, um episódio novo será colocado no ar, de forma gratuita, sendo que o último chegará em 9 de dezembro.

E por falar no IMS, a sede paulistana (Av. Paulista, 2.424) do Instituto abriu a exposição Constelação Clarice, que ganhou as páginas do Estadão. A mostra apresenta diálogos entre os escritos de Clarice com obras de artistas plásticas por meio de cerca de 300 itens. A exposição vai até o dia 27 de fevereiro e fica aberta de terça a sexta, do meio dia às 19h e aos domingos, das 10h às 19h. A entra é gratuita.

Ao lado de Bruce Springsteen, ex-presidente Barack Obama respondeu ao Estadão durante coletiva mundial para falar do livro Renegados - Born in the USA, a ser lançado nesta terça-feira (26). As conversas dos dois sobre origens, família, gostos musicais e, sobretudo, dívidas sociais e raciais recrudescidas foram realizadas primeiro para um podcast do Spotify chamado Renegades. Agora, expandidas, elas estão reunidas em um livro de 320 páginas com lançamento mundial – no Brasil, pela Companhia das Letras.

O Globo informou que a biografia Amoroso: Uma biografia de João Gilberto (Companhia da Letras, 344 pp, R$ 89,90) escrita por Zuza Homem de Mello traz relato “amoroso” do pai da Bossa Nova. Graças a entrevistas e pesquisa, obra traz histórias de bastidores, episódios “aflitivos” de shows, análise musical e lembranças dos últimos anos de vida. O lançamento será no dia 05 de novembro.

Tags: Apanhadão
[25/10/2021 10:00:00]