Rocco publica edição ampliada de 'As palavras e o tempo'
PublishNews, Redação, 22/10/2021
Livro reúne mais de 4.500 frases de Clarice Lispector e traz trechos de obras recentes como o 'Todas as cartas'. Exposição em homenagem a autora também será inaugurada neste sábado (23), no IMS Paulista.

Clarice Lispector é uma das personalidades mais citadas na mídia e nas redes sociais pelas características e força das suas frases. Embora escritas dentro do contexto de cada romance, conto, crônica ou carta, as citações, mesmo isoladamente, têm vida própria, musicalidade e sentido poético. Reunindo mais de 4.500 frases de Clarice, As palavras e o tempo (Rocco, 560 pp, R$ 99,90) oferece aos leitores vislumbres de todos os seus livros, servindo como um convite à descoberta da sua literatura.

Nesta edição, que também conta com ilustrações da neta da autora, Mariana Valente, foram acrescentadas 180 novas citações atualizadas com as últimas publicações de sua obra, incluindo o mais recente Todas as cartas. Com curadoria de Roberto Corrêa dos Santos, o amor do acadêmico e pesquisador pelo trabalho literário de Clarice transparece na seleção das frases, pinçadas com o intuito de revelar a genialidade da escrita da autora e de inserir o leitor em seu universo poético. A seleção inclui todo tipo de escrita realizada pela autora. Há desde trechos de romances, contos e crônicas, até cartas e anotações pessoais. Apesar de não cobrir toda a obra da escritora, o livro dá conta de boa parte dela.

E a partir desse sábado (23), Clarice também será protagonista da exposição Constelação Clarice, no IMS Paulista (Av. Paulista, 2.424 - São Paulo / SP). A mostra, que celebra a obra e o legado da autora, reunirá aproximadamente 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias, cartas, discos e matérias de imprensa, entre outros documentos do seu acervo pessoal. Também são exibidas obras de cerca de 20 artistas visuais mulheres, que atuaram na mesma época que a autora, entre as décadas de 1940 e 1970.

[22/10/2021 07:00:00]