Publicidade
Publicidade
Os preparativos para a 40ª Feira do Livro de Sharjah
PublishNews, Talita Facchini, 13/10/2021
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)

Em novembro acontece a 40ª edição da Feira do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, já considerada a terceira maior feira da indústria editorial do mundo. Para se ter uma ideia, no ano passado, por exemplo, quando as restrições por conta da pandemia eram muito maiores, o evento recebeu 1.024 editoras de 73 países.

Com investimentos significativos nos últimos anos para se tornar um polo cultural, Sharjah tem dado máxima importância aos livros e à cultura árabe, algo que tem se tornado cada vez mais interessante também para as editoras brasileiras.

Todos os anos, uma comitiva liderada pelo Brazilian Publishers parte para o emirado buscando comprar e vender direitos e realizar esse intercâmbio cultural. E esse ano, claro, não será diferente.

Neste episódio conversamos com dois editores que estarão por lá no próximo mês, a veterana Laura di Pietro, da Editora Tabla – que participou da feira pela primeira vez em 2011 – e Leonardo Garzaro, da Editora Rua do Sabão, que marcará presença em Sharjah pela primeira vez.

No bate-papo, eles contaram quais são suas expectativas para a Feira deste ano, como estão se preparando para o evento e discorreram sobre os imensos investimentos feitos pelo emirado e que têm ajudado editoras em todo mundo.

"Gostamos muito do encontro com os editores árabes, somos muito mais de trazer do que levar, por enquanto. Para gente, ainda é um lugar de encontrar, fechar contrato, conhecer novos autores e ainda ir atrás do que já temos prospectado", contou Laura. Já Leonardo disse estar ansioso para conhecer o evento de perto. "Vai ser pra gente tanto uma forma de encontrar finalmente, conhecer pessoalmente editores que já trocamos e-mail por um ano e meio, quanto conhecer essa literatura diversa", explicou.

Além disso, o apoio à tradução dado pela feira, a hospitalidade de Sharjah, sua cultura e curiosidades do emirado também fizeram parte da conversa. Como um bônus, Laura também compartilhou suas experiências anteriores no evento e deu dicas de como tirar o melhor proveito das rodadas de negócios.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Museu da civilização islâmica de Sharjah
Expo 2020 Dubai
Cenas de um casamento - HBO Max
House of Wisdom
Os árabes (Zahar), de Eugene Rogan
O arador das águas (Tabla), de Hoda Barakat
Segunda chamada
Mohammad Al-Murr

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Expandindo o debate do episódio 184, podcast do PublishNews aborda agora a relação entre os clubes de leitura e as livrarias independentes
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Podcast do PN quis saber como agentes e editores estão se preparando para a Feira do Livro de Frankfurt 2021
Episódio de número 184 recebe Michelle Henriques e Nathan Magalhães para falar sobre a relação entre editoras e os clubes de leitura
À frente do negócio, Samuel Honorato é o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo para a sua coluna, Paulo Tedesco defende a autopublicação como forma de o autor ter autonomia
Expandindo o debate do episódio 184, podcast do PublishNews aborda agora a relação entre os clubes de leitura e as livrarias independentes
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Suzana Vargas relata o seu primeiro encontro com Manoel de Barros e a amizade que teve com o poeta
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Não podemos adicionar penas ao livro. O livro precisa ser libertário. É preciso que o livro chegue ao povo.
Nélida Piñon
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar