Alejandro Zambra é primeiro nome confirmado da 19ª Flip
PublishNews, Redação, 07/10/2021
Autor chileno volta à festa após nove anos. Em formato virtual, a Flip acontece de 27/11 a 05/12.

Alejandro Zambra | © Mabel Maldonado
Alejandro Zambra | © Mabel Maldonado
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), marcada para acontecer de 27 de novembro a 05 de dezembro, novamente em formato virtual, anunciou essa semana, o primeiro autor convidado da sua 19ª edição: o chileno Alejandro Zambra.

Hoje radicado na Cidade do México, Zambra nasceu em 1975, em Santiago. Escreveu os romances Bonsai, A vida privada das plantas, Múltipla escolha e Formas de voltar para casa, com edições pela Companhia das Letras e Tusquets; além de contos e poesias. Zambra retorna à Flip após nove anos – ele esteve na festa em 2012, quando participou de uma mesa com Enrique Vila-Matas – agora para falar sobre Poeta chileno (Companhia das Letras) sua incursão imaginativa mais longa. Além desse, um outro volume que reúne toda produção ficcional do autor também chega às livrarias brasileiras nos meses que antecedem a Festa.

"Nesse retorno à Flip depois de quase uma década e com novas publicações, Zambra nos oferece a oportunidade de refletir sobre dois movimentos: um é a trajetória artística dele, o outro são as transformações sociais, políticas e culturais do Brasil e do Chile, países tão próximos e semelhantes, mas que também guardam uma série diferenças que ajudam a entender a complexidade do nosso lugar no mundo", explica Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

O coletivo curatorial da Festa disse ainda que a escolha de Zambra se deve por ele ser um dos escritores latino-americanos mais relevantes da contemporaneidade e também pelo fato de dois de seus livros trazerem plantas como metáforas de cunho literário e político: Bonsai e A vida privada das árvores, que conversam diretamente com o tema desta edição, inspirada pelas florestas e sua diversidade.

Tags: Flip 2021
[07/10/2021 09:30:00]