Flip termina sua edição com mais de 50 mil visualizações pela internet e transmissão pela TV
PublishNews, Redação, 07/12/2021
Edição Virtual da festa reuniu autores brasileiros e internacionais, em nove dias de encontros

A Flip encerrou a programação principal da sua 19ª edição no último domingo (05) e contabilizou um total de 50 mil visualizações nas redes sociais – número esse que ainda pode crescer com o tempo – e exibição ao vivo pelo Canal Arte 1 (ainda sem dados de audiência da TV) em 19 mesas virtuais.

Com um coletivo curatorial que trouxe para o centro do debate a importância das plantas e florestas e sua ligação com a literatura, a Flip também apostou em inovações de formato, pontos de exibição presenciais, ações das comunidades locais e intervenções videográficas.

Em todas as mesas desta edição, o tema fluiu naturalmente e nomes como Alejandro Zambra, Adriana Calcanhotto, Alice Walker, Han Kang, Ailton Krenak, Stefano Mancuso, Carlos Papá, David Diop, Itamar Vieira Junior, Margaret Atwood, Muniz Sodré, Eliane Brum e Conceição Evaristo, entre outros, falaram sobre suas inspirações, preocupações e obras. As mesas continuam disponíveis no site e YouTube da festa literária.

A mesa 6 reuniu a moçambicana Paulina Chiziane e o brasileiro Itamar Vieira Junior
A mesa 6 reuniu a moçambicana Paulina Chiziane e o brasileiro Itamar Vieira Junior
Mesmo virtualmente, a Flip trouxe Paraty para os espectadores mostrando antes do início de cada mesa, um pouco da história de diferentes moradores do município. “Há muito o que celebrar. Mesmo remotamente, a Flip se fez presente na vida do público e do próprio território de Paraty, como por exemplo na cerimônia de abertura, ou nas salas de transmissão presenciais. É igualmente importante perceber o caminho inverso, a presença de Paraty na Flip. Os vídeos de abertura, que contam a história de personagens locais, nos permitiram ler o território a partir da experiência de quem o construiu”, resumiu Mauro Munhoz, diretor artístico do evento.

Além disso, foram estabelecidos pontos de exibição presenciais espalhados pelo território de Paraty, onde habita Nhe’éry, e também no Pará, onde a Amazônia se faz presente na vida de muitos.

Livro ‘Ensaios Flip’

O livro Ensaios Flip: plantas e literatura, disponível para download no site da Festa, traz artigos, ensaios, uma reportagem, relatos, um poema e ensaios fotográficos que têm em comum a chamada virada verde. A arte que estampa a capa da obra é de Luiz Zerbini. À própria maneira, autores como João Paulo Lima Barreto, Julie Dorrico, Evando Nascimento, Mateus Campos, Hermano Vianna, Ana Martins Marques, e muitos outros, formulam reflexões que, somadas, compõem uma investigação florestal em busca de curas para o mal-estar contemporâneo.

Tags: Flip 2021
[07/12/2021 08:00:00]