Apanhadão: Balada Literária acontece com programação espalhada por Brasil e África
PublishNews, Redação, 27/09/2021
E mais: CBL divulga data do anúncio dos seus finalistas; a repercussão do falecimento do Sr. Cortez e o prelo das editoras

A coluna Painel das Letras desse final de semana deu destaque para a Balada Literária, evento anual que reúne autores e leitores para discutir sua paixão por literatura e que terá uma edição em formato diferente esse ano. De 17 a 21 de novembro, o evento vai ter encontros e shows presenciais, com a atenção devida a cuidados sanitários, em locais como a paulista Barra Bonita — cidade natal da poeta Geni Guimarães, uma das homenageadas desta edição, que abrirá o evento com poesia e música — e Luanda, capital angolana, que sediará uma roda de conversa no Centro Cultural Brasil-Angola. Os dois eventos terão transmissão virtual simultânea, para quem quiser acompanhar de longe. Também deve haver uma roda de poesia presencial em Moçambique e programação em cidades como Brasília, Teresina, Salvador e São Paulo, seguindo uma tendência de descentralização que já acontece há alguns anos. Entre as participações já confirmadas, estão artistas como Eliane Potiguara, também homenageada, Ondjaki, Julie Dorrico e Divina Valéria.

A coluna comandada por Walter Porto contou também que Elas marchavam sob o sol, mais recente romance de Cristina Judar, será traduzido para o árabe e publicado pela editora egípcia Sefsafa — no Brasil, o livro saiu pela Dublinense. E o roteiro do filme O lobo atrás da porta, de Fernando Coimbra, vai ser lançado em formato de livro, com prefácio da atriz Fernanda Torres. É o mesmo projeto da BrLab que, há dois anos, lançou Que horas ela volta?

E ainda: a editora HarperCollins lança no segundo semestre de 2022 o próximo livro da nigeriana Ayobami Adebayo, que veio à Flip em 2019 e fez sucesso com a estreia Fique comigo. O novo romance se chama A spell of good things.

Já a coluna da Babel adiantou que a CBL divulga no dia 09 de novembro os primeiros finalistas do Prêmio Jabuti. No dia 16, sai a segunda lista e a premiação será no dia 25, on-line.

No prelo das editoras, a coluna informou que Esquilos de Pavlov, romance de estreia de Laura Erber, vai ser publicado na Romênia ainda em 2021 pela UVT, da Universidade de Timisoara. A tradução é de Fernando Klabin. Laura também está lançando, com Daniel Kondo, um infantil pela Leiturinha e em novembro sai outro para crianças, pela Biruta – O método de Pepe Chevette, com ilustrações de Herbert Loureiro. Outra novidade é que a Zazie Edições, idealizada por ela, vai começar a fazer livros impressos, comercializáveis – e isso vai ajudar a financiar os PDF’s open access da editora. Sai em dezembro, no novo formato, um livro de poemas de Chacal.

O G1 deu destaque para a Livraria Clube da Leitura, a única livraria física da terra de Carlos Drummond de Andrade e que corre o risco de fechar as portas. A empresa resolveu fazer uma campanha de financiamento coletivo para resistir e até às 19h deste sábado (25), tinha arrecadado R$ 2,7 mil dos R$ 45 mil de meta.

O Estadão repercutiu o falecimento de José Xavier Cortez, o Sr. Cortez, editor que foi plantador de algodão, marinheiro e lavador de carros até começar a vender livros no estacionamento da PUC. Ele morreu aos 84 anos, em São Paulo, em decorrência de um câncer. Querido no mercado editorial, era conhecido também por sua paixão pelo forró - tanto que era comum, durante as bienais do livro, que as noites terminassem em dança no Restaurante Andrada, em Pinheiros. Durante a quarentena, em outubro de 2020, ele lançou o livro Tempos de isolamento, escrito com a jornalista Goimar Dantas. A despedida Sr. Cortez, foi notícia no PublishNews em 24.09 e também no Valor, Diário do Grande ABC e Folha.

O Globo noticiou também que faleceu na última sexta-feira (24), o cartunista, quadrinista e editor Ota, atuante desde os anos 1970 e grande destaque na edição brasileira da revista de humor "Mad". Otacílio Costa d’Assunção Barros, nascido no Rio de Janeiro em 1954, tinha 67 anos. O corpo do ilustrador foi encontrado em seu apartamento na Rua Ernani Cotrim, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A morte, causada por um mal súbito, foi confirmada ao Globo pela família.


Tags: Apanhadão
[27/09/2021 09:50:00]