
Uma série de atividades e homenagens marca a efeméride. O selo Paz & Terra, do Grupo Editorial Record, prepara uma série de lançamentos e eventos virtuais para celebrar a obra do educador.
Até o fim de 2021, o selo lançará 26 títulos, entre inéditos, edições comemorativas e reedições com novo projeto gráfico reunidas em boxes temáticos. Uma dessas movimentações é o lançamento de edições comemorativas de Pedagogia da autonomia, que chega às livrarias com pintura trilateral e páginas-pôsteres destacáveis, e de Pedagogia do oprimido, que ganhou artigos das ativistas como Débora Diniz e Preta Ferreira.

O Grupo Editorial colocou no ar um portal colaborativo para celebrar o centenário do Patrono da Educação no Brasil e ainda realiza, desde o fim de agosto, uma série de lives transmitidas pelo canal do Grupo Editorial Record no YouTube. Nesta sexta-feira (17), às 18h, por exemplo, Flávio Dino e Luis Antonio Simas debatem A liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos: uma conversa sobre Pedagogia da Autonomia, com mediação de Livia Vianna. No sábado (18), às 17h, Amara Moira e Debora Diniz participam da roda de conversa Por que a Pedagogia do Oprimido segue fundamental?.
O Itaú Cultural também vai homenagear Paulo Freire. O instituto inaugura neste sábado (18), a Ocupação Paulo Freire e que seguirá aberta até 05 de dezembro. Além da exposição presencial, o projeto conta com atividades on-line que inclui encontros semanais com intelectuais para falar sobre sua obra, um podcast, programação organizada pelos educadores da instituição e ainda uma publicação impressa com artigos, depoimentos e entrevistas de convidados representantes de diferentes áreas de conhecimento e expressão que contam como têm relacionado o seu trabalho aos saberes apreendidos de Freire.

Entre as atrações da exposição está uma animação com as páginas manuscritas de Pedagogia do Oprimido, o mais conhecido livro do educador. É ela que abre o caminho para a exposição e um mapa interativo chamado Paulo Freire no mundo, a encerra. Além disso, entre a animação e o mapa, a exposição se estende pelos 170 metros da sala Multiuso, dividida em quatro eixos – Formação, Angicos, Exílio e Retorno. No conjunto, apresenta cerca de 140 peças, entre 60 fotografias que registram Freire nas mais diversas situações e localidades no Brasil e no exterior, vídeos e dezenas de seus originais.
Neste domingo (19), entre 14h e 18h, a SescTV exibe a série Um homem do mundo, que relembra a trajetória e obra do educador. A produção, dirigida por Cristiano Burlan, é dividida em cinco episódios: A Formação do Pensamento; As 40 Horas de Angicos; O Exílio; Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido e O Mundo Não É, Está Sendo. Todos mesclam depoimentos de familiares, colegas de profissão e amigos íntimos do pensador. A série trata da vida e obra do educador desde Recife, passando pelas 40 horas de Angicos – experiência de alfabetização com adultos do sertão do Rio Grande do Norte –, o seu exílio em Genebra e suas ações como secretário de educação da cidade de São Paulo, investigando também a reverberação de seu pensamento nas artes.
A “maratona Paulo Freire” será precedida pela realização da live - Paulo Freire 100 anos: Pensamento, Experiências e Derivações, transmitida ao vivo, no dia 18/9, sábado, às 16h pelo canal do Sesc SP no YouTube. A live terá a participação da educadora social Bel Santos Mayer - uma das criadoras do projeto Biblioteca Caminhos da Leitura, que promove a leitura em espaços remotos, na região Parelheiros, em São Paulo; do diretor e roteirista Cristiano Burlan e do educador Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire. A mediação será de Guta Araújo, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP.
Todos os episódios da série também estão disponíveis em sesctv.org.br.