Julho: férias e TikTok se encontram na Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 30/07/2021
‘Vermelho, branco e sangue azul’ e ‘Mentirosos’ fecham o mês das férias escolares no topo da Lista Mensal

E. Lockhart e Casey McQuiston | © Heather Weston / Raegan Labat
E. Lockhart e Casey McQuiston | © Heather Weston / Raegan Labat
A pandemia bagunçou tudo, inclusive o calendário escolar, mas, para a maioria dos alunos brasileiros, as férias de julho foram garantidas. E, nesse período, dois livros que têm feito a cabeça dos jovens leitores conquistaram espaços importantes na Lista dos Mais Vendidos: Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston, o campeão de vendas no mês das férias escolares, com 11.024 cópias vendidas, e Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, que aparece em segundo, com 10.343.

No Ranking Geral semanal, os dois livros ocupam os dois primeiros lugares, só que em posições trocadas: Mentirosos lidera, com 2.488 exemplares e Vermelho, branco e sangue azul, em segundo, com 2.296. Esses dois livros são destaques entre os booktokers, provando que a rede social segue sendo uma boa vendedora de livros. Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., que estava na posição de número sete na semana passada, subiu para o terceiro lugar, com 2.010.

A semana foi de queda na Lista dos Mais Vendidos do PN. Em relação à semana passada, os números gerais caíram 15% e o tombo foi sentido em quase todas as categorias. A exceção ficou com Não Ficção, que se manteve estável. Autoajuda, por exemplo, perdeu 26% e Negócios, 23%.

No entanto, curiosamente, foi em Negócios que apareceram dois dos três estreantes. Ocupando a 14ª posição, debutou Faça o que tem que ser feito e não apenas o que te pedem (Sextante), de Bob Nelson, com 301 exemplares vendidos. Na 16ª da mesma lista, apareceu pela primeira vez Negócio fechado (Alta Books), de Jeb Blount, com 285.

A terceira novidade aparece em Ficção: Batman/Fortnite Vol. 03 (Panini), de Christos Gage, ocupante do 15º lugar, com 309 cópias vendidas.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 15 títulos. O Grupo Editorial Record aparece em segundo com 12 e a Sextante em terceiro, com dez.

[30/07/2021 10:50:00]