Guitarrista escreve livro sobre negócios e vem parar na lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 23/07/2021
‘Negócios para criativos’, de Kiko Loureiro, conquistou o oitavo lugar do Ranking Geral ao vender 1.702 exemplares

Guitarrista Kiko Loureiro é autor de 'Negócios para criativos' que alcançou o oitavo lugar do Ranking Geral dessa semana | © Diego Baravelli / Wikicommons
Guitarrista Kiko Loureiro é autor de 'Negócios para criativos' que alcançou o oitavo lugar do Ranking Geral dessa semana | © Diego Baravelli / Wikicommons
O guitarrista carioca Kiko Loureiro conquistou o mundo da música. Cofundou o Angra e faz parte do Megadeath, bandas que alcançaram o reconhecimento mundial; foi eleito o melhor guitarrista do mundo em 2006 pela revista Burn e ganhou dois Grammys, em 2016 e 2017. Era de se esperar que seu primeiro livro trouxesse as suas memórias ou talvez uma autobiografia. Mas, não. Ele escreveu e publicou pela Editora Gente Negócios para criativos, que conquistou nessa semana o segundo lugar da Lista de Negócios e o oitavo do Ranking Geral ao vender 1.702 exemplares.

No livro, Kiko quer provar que criativos podem transformar a arte em um negócio de sucesso. É que, além da música, o autor dedica-se ao ensino de music business, marketing musical e desenvolvimento de carreira. A partir de conceitos do empreendedorismo e da inovação, Kiko descreve um passo a passo para transformar ideias criativas em atividades rentáveis.

Na comparação com a semana passada, a Lista apresentou crescimento de 18%. Destaque justamente para a categoria onde livro de Kiko aparece pela primeira vez. Negócios cresceu 39%. E os números positivos estão também em Autoajuda (22%), Infantojuvenil (19%) e Ficção (12%). Não Ficção se manteve estável, igual a que estava na semana passada.

Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, alcançou o primeiro lugar na semana passada. Segue forte nessa mesma posição agora, com 3.014 exemplares vendidos. Nenhuma mudança também no segundo lugar: Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston, somou mais 2.587 exemplares na sua conta. O terceiro lugar, ocupado por Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., na semana passada, agora está ocupado por Atitudes extraordinárias (Gente), de Renato Grinberg, com 1.885.

Além do livro do guitarrista, a lista trouxe outras cinco novidades. O box O povo do ar (Galera), de Holly Black, é a mais polpuda delas. Ficou na 10ª posição de Infantojuvenil, com 692 cópias vendidas. Outros dois estreantes aparecem em Autoajuda: Além da ordem (Alta Books), de Jordan B. Peterson, ocupante da posição de número 13, com 472, e Conversas corajosas (Paz e Terra), de Elisama Santos, na 16, com 430.

Outras duas novidades aparecem em Ficção: Daisy Jones and The Six (Paralela), de Taylor Jenkins Reid, na 12, com 381, e Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 17 (Panini), de Koyoharu Gotouge, na 15, com 326. Aqui vale uma observação. Das 20 posições da Lista de Ficção, oito são ocupados por HQs ou mangás. Só a franquia Demon Slayer, foram cinco títulos!

O ouro do Ranking Geral das Editoras ficou dividido entre os grupos Companhia das Letras e Record, que emplacaram 15 títulos cada. A Sextante ficou com a prata, com dez. O bronze foi para o Citadel Grupo Editorial e para a Panini, que emplacaram sete títulos cada.

[23/07/2021 09:40:00]