Projeto Conexão Livraria facilita entrada de pequenas livrarias no comércio on-line
PublishNews, Talita Facchini, 16/07/2021
Com a iniciativa da Câmara Brasileira do Livro e grupo de distribuidoras, sete livrarias já começaram a vender no Mercado Livre

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) lançou essa semana, em parceria com as distribuidoras Catavento, Inovação, Loyola e Disal, um novo projeto para auxiliar o comércio eletrônico de livros em todo o Brasil.

A ideia do Conexão Livraria é utilizar a estrutura, processos e tecnologia de um grande e-commerce aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras para que pequenos comerciantes tenham a mesma experiência e competitividade no mercado editorial. O piloto acontece em parceria com o Mercado Livre, que já conta com a presença de grandes livrarias como Martins Fontes Paulista e Leitura, por exemplo, mas a ideia é que o modelo de negócio seja replicado com outros parceiros no futuro.

Na prática, funciona da seguinte forma: o Mercado Livre participa com toda sua estrutura de segurança e pagamento; as distribuidoras cuidam da operação logística, conectando seu estoque com a loja principal, e as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas, recebem um link personalizado e são remuneradas com comissão pelas vendas. “As pequenas e médias livrarias estão desenvolvendo sua presença virtual, mas poucas ainda têm estrutura para atender grandes demandas. O projeto nasceu com a ideia de suprir essa necessidade do mercado e, claro, é mais uma ação que promove o crescimento do setor e também do acesso ao livro no Brasil”, explica Vitor Tavares, presidente da CBL.

A primeira fase do projeto contará com a participação de sete livrarias e da distribuidora Catavento. No rol de livrarias encontram-se a Favorita, Intelecto, Blooks, Vanguarda, Nobel Brooklin, Isasul e Casa Vamos Ler. Já as distribuidoras Inovação, Loyola e Disal estão em processo de desenvolvimento da integração com o Mercado Livre.

Desde essa quinta (15), as livrarias já estão ativas no Mercado Livre.

As livrarias que que tiverem interesse em participar das próximas fases devem preencher um formulário de cadastro e os contatos serão realizados por ordem de chegada.

No dia 22 de julho, às 10h, a CBL realiza uma live no seu canal no Youtube com Vitor Tavares (CBL); Claudia Machado (Catavento); Sabrina Travassos (Livraria Favorita) e Tonico Vendrame Filho (Casa Vamos Ler) para falar sobre o projeto. A conversa contará com a mediação de Gerson Ramos, diretor comercial da Editora Planeta.

[16/07/2021 09:50:00]