Publicidade
Publicidade
Os audiolivros no mercado editorial brasileiro
PublishNews, Talita Facchini, 12/07/2021
Podcast do PublishNews conversou sobre o tema com Carlo Carrenho, da recém-lançada Pop Stories e André Calgaro, da Narratix

Não é de hoje que os audiolivros estão no centro das atenções do mercado editorial. Uma tendência global, o setor de áudio – também influenciado pela pandemia – apresentou um bom crescimento no último ano e o que se espera é que essa tendência continue.

Por aqui, esse padrão se repete e para falar sobre o tema, o Podcast do PublishNews chamou uma recém-criada editora brasileira 100% digital focada em áudio, a Pop Stories, capitaneada por Carlo Carrenho, também fundador do PN, e uma produtora especializada em audiolivros e conteúdos falados, a Narratix, de André Calgaro.

Na conversa, ambos falaram sobre suas empresas e a decisão de apostar no mercado de áudio no Brasil. No caso da Pop Stories, que foi lançada no final de junho, Carlo explicou que a empresa herdou o catálogo da sueca Word Audio e que até o momento, ele e sua sócia, Silvia Rebello têm focado seus esforços em subir esses títulos. “Basicamente a gente acredita que o áudio e muito pequeno no Brasil, a gente não espera nada em curto e médio prazo, mas achamos que a longo prazo o que a gente está construindo pode valer bastante e ser uma coisa bem legal, com um público bem desenvolvido”, explicou. Nesse mês, a editora já disponibilizou três novos títulos: A viagem do descobrimento, de Eduardo Bueno, o Peninha; Mansão Hedonê, de Sue Hecker e Emma e o sexo, de Ilana Eleá.

Já a Narratix, referência no setor, é uma empresa especializada na produção de audiolivros. “Produzimos audiolivros em vários formatos, no tradicional com narrador, audiogramas, audiolivros com música e efeitos e hoje, também produzimos ativamente em três idiomas: português brasileiro, italiano, espanhol e ainda temos outros idiomas engatilhados que queremos começar a produzir também”, resumiu André.

Durante o bate-papo, eles falaram sobre o que falta para o mercado de áudio crescer no Brasil, compararam a nossa realidade com a de outros países, falaram sobre como enxergam o futuro da voz, da relação do audiolivro com o podcast, dentre outros assuntos.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Carlo Carrenho - PopStories (carlo@popstories.com.br)
André Calgaro - Narratix (narratix.com.br - contato@narratix.com.br)

Indicações:

Outlander
A viagem do descobrimento- Eduardo Bueno - Pop Stories
Ted Lasso

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)
Podcast do PN quis saber como agentes e editores estão se preparando para a Feira do Livro de Frankfurt 2021
Episódio de número 184 recebe Michelle Henriques e Nathan Magalhães para falar sobre a relação entre editoras e os clubes de leitura
À frente do negócio, Samuel Honorato é o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O leitor sensível, inteligente, sempre conseguirá ver as relações estreitas entre aquilo que está lendo e a possibilidade de transformação, seja da realidade imediata, a realidade do mundo, seja ainda e, sobretudo, de si próprio.
Silviano Santiago
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar