
"2022 será um ano muito importante para o aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e o Brasil; lançaremos a sétima cátedra de estudos portugueses no Brasil, e fomos convidados para sermos o país-tema da próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo, tivemos muito gosto nesse convite, e já transmitimos a nossa aceitação", disse o chanceler português aos jornalistas que cobriam o encontro. A fala foi registrada pela Agência Lusa.
Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está marcada para acontecer de 2 a 10 de julho de 2022.
De acordo com a Câmara, o país homenageado terá direito a uma área específica onde serão realizadas diversas atividades culturais e de negócios.
Em maio, Jaime Mendes, colunista do PublishNews+, publicou um relatório setorial sobre as oportunidades que Portugal tem a oferecer para as editoras brasileiras. No estudo, ele fala sobre os principais pontos de venda, os segmentos editoriais com mais oportunidades e ainda sobre a questão da logística no país.
Segundo dados da plataforma de estatísticas International Trade Centre, o Brasil encontra-se no 7º lugar da lista de origem das importações de livros, brochuras e outros produtos impressos portugueses, totalizando 1,547 milhão de dólares em transações em 2019.
A participação de Portugal na Bienal de São Paulo tem ainda o objetivo de estreitar as relações e promover a cultura do convidado junto às mais de 600 mil pessoas que visitam o evento.