Portugal será o convidado de honra da Bienal do Livro de SP de 2022
PublishNews, Talita Facchini, 05/07/2021
26ª edição da Bienal está marcada para acontecer de 2 a 10/07 e país homenageado terá uma área específica onde serão realizadas atividades culturais e de negócios

Bienal do Livro de SP 2018 | © Divulgação
Bienal do Livro de SP 2018 | © Divulgação
No ano do bicentenário da Independência, Portugal quer aprofundar as relações bilaterais com o Brasil. Em um encontro realizado na última sexta-feira (02) com o chanceler brasileiro, Carlos França, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou que Portugal será o país homenageado da Bienal Internacional de São Paulo.

"2022 será um ano muito importante para o aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e o Brasil; lançaremos a sétima cátedra de estudos portugueses no Brasil, e fomos convidados para sermos o país-tema da próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo, tivemos muito gosto nesse convite, e já transmitimos a nossa aceitação", disse o chanceler português aos jornalistas que cobriam o encontro. A fala foi registrada pela Agência Lusa.

Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está marcada para acontecer de 2 a 10 de julho de 2022.

De acordo com a Câmara, o país homenageado terá direito a uma área específica onde serão realizadas diversas atividades culturais e de negócios.

Em maio, Jaime Mendes, colunista do PublishNews+, publicou um relatório setorial sobre as oportunidades que Portugal tem a oferecer para as editoras brasileiras. No estudo, ele fala sobre os principais pontos de venda, os segmentos editoriais com mais oportunidades e ainda sobre a questão da logística no país.

Segundo dados da plataforma de estatísticas International Trade Centre, o Brasil encontra-se no 7º lugar da lista de origem das importações de livros, brochuras e outros produtos impressos portugueses, totalizando 1,547 milhão de dólares em transações em 2019.

A participação de Portugal na Bienal de São Paulo tem ainda o objetivo de estreitar as relações e promover a cultura do convidado junto às mais de 600 mil pessoas que visitam o evento.

[05/07/2021 11:00:00]