Lista Nielsen PublishNews apresenta os mais vendidos de maio
PublishNews, Redação, 28/06/2021
Em Ficção, o destaque vai para os novos de Aline Bei e de Igor Pires e, em Não Ficção, o diário de Eduardo Cunha e o livro do Gil do Vigor

Aline Bei, Igor Pires, Eduardo Cunha e Gil do Vigor | © Divulgação
Aline Bei, Igor Pires, Eduardo Cunha e Gil do Vigor | © Divulgação

A Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil, veio recheada de novidades em maio.

A Lista de Ficção, casa de grandes clássicos da literatura nacional, veio também mostrar caras novas da nova literatura brasileira. Itamar Vieira Jr. ocupa a primeira posição com o seu Torto arado (Todavia). Mas o destaque vai para Igor Pires, do coletivo Textos Cruéis Demais. Ele aparece em três posições da categoria, incluindo o terceiro lugar, ocupado pelo estreante Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse (Globo Alt). Outra que está com livro novo na praça é Aline Bei. O seu Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras) fechou o mês na 16ª posição de Ficção. Pra mostrar que nem só de novidades vive o time de estreantes de Ficção, a edição de Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicada pelo selo Príncipis (Ciranda Cultural), aparece na posição de número oito.

E por falar em clássicos, claro, eles também marcaram presença na lista. No ranking aparecem livros como Vidas secas (Record), de Graciliano Ramos; Grande sertão: veredas (Companhia das Letras), de Guimarães Rosa, e O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos.

Não Ficção trouxe quatro estreantes. O destaque aparece na 19ª posição: Tchau, querida: o diário do impeachment (Matrix), do ex-deputado Eduardo Cunha e sua filha Danielle Cunha. Logo acima dele, na 18ª, aparece Tem que vigorar! (Globo), do queridinho Gil do Vigor. E nessa sequência inversa, na 17ª, aparece a cartilha Caminho suave (Caminho Suave/Edipro), de Branca Alves de Lima. O quarto estreante não é exatamente uma novidade. Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras), de Ailton Krenak ganhou nova edição e já veio parar no ranking, ocupando a posição de número 12.

O pódio de Não Ficção é liderado por Do mil ao milhão (HaperCollins), de Thiago Nigro. Paulo Vieira ocupa as posições 2 e 3, com O poder da ação e O poder da autorresponsabilidade, ambos publicados pela Gente.

O Grupo Companhia das Letras é o líder o Ranking das Editoras, com oito títulos. A Globo, com cinco, ficou em segundo, e a Planeta, com quatro, em terceiro.

[28/06/2021 10:00:00]