Bolonha aponta os melhores livros infantis ilustrados do mundo
PublishNews, Leonardo Neto, 02/06/2021
Entre os oito livros ganhadores e as 19 menções honrosas só um tem edição no Brasil: Crianças (Pallas Mini), de María José Ferrada, com ilustrações de María Elena Valdez e tradução de Carla Branco

Para a edição de 2021, o Bolognaragazzi Award, prêmio que busca os melhores livros infantis ilustrados ao redor do mundo, recebeu 1.577 inscrições de 41 países, divididas em oito categorias: Ficção, Não Ficção, Primeiro Trabalho, Novos Horizontes, Quadrinhos (pequenos leitores, nível médio e jovens leitores) e Poesia, categoria eleita como especial em 2021. Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira (1º).

A edição de 2021 se dedicou especialmente à Poesia. O livro Cajita de fósforos – Antología de poemas sin rima (Ekaré – Venezuela), organizado por Adolfo Córdova e ilustrado por Juan Palomino, foi o grande vencedor da categoria. O júri classificou o livro como “uma antologia de alta qualidade, repleta de espantosas poesias ibero-americanas feitas em versos livres”. O volume reúne escritos de nomes como Jorge Luis Borges, Gabriela Mistral, Jorge Luján, María Teresa Andruetto e María José Ferrada, que é autora, ao lado da ilustradora María Elena Valdez, de Niños (Alboroto – México), que recebeu menção honrosa na categoria. Importante lembrar que este é o único livro entre ganhadores e menções honrosas a ter edição no Brasil. Por aqui, o livro foi traduzido por Carla Branco e publicado pela Pallas, que, aliás, concorre como Editora do Ano em Bolonha. A categoria destacou outras três menções honrosas: Love Letter (Locus – Taiwan), de Animo Chen; The girl who became a tree (Otte-Barry Books – UK), de Joseph Coelho e ilustrações de Kate Milner, e Tiger, tiger, Burning Bright (Nosy Crow – UK), de Fiona Waters e Britta Teckentrup, receberam menções honrosas na categoria.

Em Ficção, o ganhador foi Home, escrito e ilustrado por Lin Lian-En e editado pela Papa Publishing (Taiwan). Na avaliação do júri, o livro é “muito necessário”, em especial num ano pandêmico. “A pandemia destacou que a casa é o lugar mais importante da terra. O livro é uma construção poética cuidadosamente produzida desse espaço”, disseram os jurados. A categoria recebeu quatro menções honrosas: Ha visto la mia coda? (Minibombo - Itália), de Alberto Lot; La prima neve (Topipittori - Itália), de Elham Asadi e ilustrações de Sylvie Bello; Sous le Soleil (MeMo – França), de Ariadne Breton-Hourcq e Laurence Lagier; e The Yulu Linen (Jieli – China), de Cao Wenxuan e ilustrações de Suzy Lee.

One of a kind, de Neil Packer venceu na categoria Não Ficção. O livro foi publicado pela britânica Walker Books. O livro brinca com a taxonomia, incentivando o pequeno leitor a classificar e ordenar os mais diversos seres e objetos. “Os objetos ilustrados ocupam o centro do palco. O texto, um apêndice rico e lindamente organizado, incentiva a exploração”. Quatro títulos receberam menção honrosa: Marek Kaminski. Jak Zdobyc Ziemi… W Rok (Wydawnictwo Druganoga – Polônia), de Agata Loth-Ignaciuk e ilustrações de Bartlomiej Ignaciuk; Paisajes perdidos de la tierra (Zahorí Books – Espanha), de Aina Bestard; Rice, rice, rice (Hyang – Coréia do Sul), de Bamco; Tipos curiosos (Pato Lógico – Portugal), de Ricardo Henriques e ilustrações de Madalena Matoso e Rúben Dias.

Neighbors (Chronicle Books – EUA), de Kasya Denisevich foi o ganhador na categoria Primeiro Trabalho, que busca autores estreantes que tenham se destacado. O júri classificou a obra como “impressionante, atenciosa e necessária”. Três outros títulos receberam menção honrosa: Guide de survie dans la jungle (Editions 2024 – Estrasburgo), de Hao Shuo; Pion i Poziom (Wydawnictwo Dwie Siostry – Polônia), de Bartosz Sztybor e ilustrações de Łukasz Golędzinowski, e So much snow (Dalgrimm – Yellowpig – Coréia do Sul), de Hyunmin Park.

A categoria Novos Horizontes busca livros que se destacam pela inovação e o ganhador foi Město Pro Každého, de Osamu Okamura e ilustrações de David Böhm e Jiři Franta. O livro publicado pela Labyrint (República Checa) foi classificado pelo júri como “surpreendente” e as ilustrações, realizadas a partir de maquetes de uma cidade, “expressam o dinamismo emocionante do design urbano”.

Os quadrinhos foram dividido em três categorias etárias. Em Pequenos Leitores, o ganhador foi Iparapa Yamooyamoo (Sakyejul - Coreia do Sul), de Lee Gee Eun. No livro, Lee Gee Eun cria um pequeno mundo regulado pelas necessidades especiais e sensibilidades de seus minúsculos habitantes. Ameaçada por um grande monstro, a população mostra um forte senso de comunidade. O júri destacou que o título leva os pequenos leitores a fazer uma “reflexão sobre como damos as boas-vindas e aceitamos o outro no nosso convívio”. Cachée ou pas j’arrive (Actes Sud – França), de Lolita Séchan e Camille Jourdy, recebeu menção honrosa.

Memet (L'employé du moi - Bélgica), de Isabella Cieli e Noémie Marsily, ganhou na categoria Midle Grade. No livro, um grupo de crianças, de diferentes nacionalidades, se reúne durante um acampamento de férias de verão. Embora falem línguas diferentes, são capazes de se comunicar e sentir o desafio emocional de criar laços com estranhos. Tudo isso, na opinião do júri, foi capaz de “produzir páginas de emoção simples, mas intensas”. Ktoredy Do Yellostone ( Wydawnictwo Dwie Siostry – Polônia), de Alexandra e Daniel Mizieliński ganhou menção honrosa na categoria.

Por último, o vencedor da categoria Quadrinhos – Jovens Adultos foi Le discours de la panthère (Editions 2024 – França), de Jérémie Moreau. Na opinião do júri, a maravilha da natureza é “esplendidamente retratava pela incrível paleta de cores do artista e pelo excepcional design do livro”. “Paisagens de tirar o fôlego são o pano de fundo perfeito para os personagens animais que se perguntam sobre o seu destino e o que acontecerá com a sua espécie”, avaliaram os jurados. Dois títulos receberam menção honrosa: Gamayun Tales I: An anthology of modern russian folk tales (Flying Eye Books – UK), de Alexander Utkin, e Le Spirou D' Émile Bravo - L'espoir Malgré Tout (Dupuis – França) , de Émile Bravo.

Os livros ganhadores farão parte da coleção de ganhadores que integra o acervo da Biblioteca Salaborsa, em Bolonha.

[02/06/2021 11:30:00]