Dante Cid assume a presidência do Instituto Pró-Livro
PublishNews, Redação, 27/05/2021
A nova diretoria para o biênio 2021-2023 tem ainda Vitor Tavares como vice-presidente, Karine Pansa no cargo de primeira-secretária e Marcos da Veiga Pereira como primeiro tesoureiro

Dante José Alexandre Cid | © Divulgação
Dante José Alexandre Cid | © Divulgação
O Dante Cid, vice-presidente de relações acadêmicas da Elsevier na América Latina, é o novo presidente do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pela Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), do qual Cid é o atual vice-presidente. Ele substitui José Ângelo Xavier de Oliveira, presidente da Abrelivros, e comandará a organização no biênio 2021 - 2023.

Dante pretende dar continuidade ao trabalho de Ângelo e explica que durante sua gestão – que começa em meio uma difícil conjuntura política e no prolongamento da pandemia – “terá como prioridade otimizar o papel do IPL nesta nova realidade, refletindo sobre possíveis mudanças, estratégias e parcerias que possam auxiliar na continuidade (ou amplificação) desses projetos, reforçando sua relevância para toda a sociedade”.

No último episódio do Podcast do PublishNews, Pereira, atual presidente do SNEL, anunciou a sua saída depois de sete anos à frente do Sindicato, mas não revelou quem o substituirá. A chegada de Cid à presidência do IPL pode ser um sinal de que ele será o sucessor de Pereira, já que a presidência do IPL é sempre ocupada por um rodízio entre os presidentes das mantenedoras, seguindo sempre a ordem: Abrelivros, SNEL e CBL. O Sindicato, no entanto, não confirma o nome de Dante como sucessor de Pereira.

A nova diretoria tem ainda Vitor Tavares, como vice-presidente administrativo; Karine Pansa no cargo de primeira secretária e Marcos da Veiga Pereira como primeiro tesoureiro.

Confira a nova diretoria do IPL para o biênio 2021-2023

Diretoria:

Presidente: Dante José Alexandre Cid (SNEL)
Vice-presidente administrativo: Vitor Tavares da Silva Filho (CBL)
Vice-presidente técnico: José Ângelo Xavier de Oliveira (Abrelivros)
1ª secretária: Karine Gonçalves Pansa (CBL)
2ª secretário: Renato Soares Fleischner (SNEL)
1º tesoureiro: Marcos da Veiga Pereira (SNEL)
2º tesoureiro: Jorge Yunes (Abrelivros)

Conselho fiscal:

Titulares:
Mauro Koogan Lorch (SNEL)
Maria Cristina R. Swiatovski (Abrelivros)
Paulo Vicente Ruiz de Las Heras Moregola (CBL)

Suplentes:
Mauro Ribeiro Palermo (SNEL)
Maria Lúcia K. C. de Queiroz (Abrelivros)
Alfredo Weiszflog (CBL)

Tags: Dante Cid, IPL
[27/05/2021 09:00:00]