Associação fluminense de livreiros tem nova diretoria
PublishNews, Redação, 19/05/2021
Danielle Paul assumiu a presidência da Associação Estadual de Livrarias (AEL), propondo, entre outras coisas, a isenção de IPTU e a volta do Vale-Livro para professores da rede pública de ensino

A nova diretoria da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL-RJ) tomou posse na última segunda-feira (17). A associação passa a ser capitaneada pela livreira Danielle Paul, da Livraria Castro Alves, de Araruama, que ressaltou: “Nossa riqueza está em quanto somos diferentes”.

O primeiro ato da nova diretoria foi a composição de um Conselho de Notáveis, que tem o professor, editor e ex-livreiro Anibal Bragança como primeiro titular.

Eva Kaufman, da Livraria da Travessa, assumiu como vice-presidente, e Anna Valle, da Gallerya Bookshop, de Petrópolis, como primeira tesoureira. Os demais integrantes estão baseados no Rio e são Alécio Alvico, da Eldorado, como segundo tesoureiro; Marcos Vinicio Cunha , do Buriti Sebo Literário, como secretário geral; e, no conselho fiscal, Denilsa de Souza, da Lumen Christi, Eloine Corazza, da Paulinas e Felipe Moreira, da Vozes.

A posse, realizada em ambiente virtual, contou com a participação de Leila Tavares, assessora do vereador Reimont (PT), presidente da Comissão do Livro e Leitura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Uma das pautas da entidade é a isenção para as livrarias cariocas e a volta do Vale-Livro distribuído aos professores da Rede Municipal de Ensino.

Confira abaixo as 12 propostas da nova diretoria:

1) Aumentar a representatividade da AEL. Na cidade do Rio de Janeiro existem cerca de 170 livrarias. No estado o número ainda é desconhecido.

2) Publicar o Guia de Livrarias do Estado do Rio de Janeiro, que será a atualização do guia editado em 2017 com as livrarias da capital, agora também com as livrarias do interior do estado.

3) Pleitear a isenção do IPTU para livrarias nas cidades onde o número delas seja relevante.

4) Reivindicar junto à Secretaria de Educação do Rio o retorno da promoção Vale Livro em que cerca de 40 mil professores trocaram anualmente nas livrarias vale de R$ 55 distribuído pela Prefeitura, e estimular essa ação junto a outras municipalidades.

5) Promover concursos em que as livrarias sejam tema, através de imagem ou texto, para estreitar a relação entre os clientes e elas, com premiação em vale livros.

6) Viabilizar parcerias com entidades como a Fecomércio com campanhas de incentivo ao consumo no comércio local onde as livrarias serão os estabelecimentos âncora.

7) Fortalecer as relações com entidades ligadas ao livro como ANL, CBL, SNEL e Libre.

8) Retomar debates sobre a Lei do Preço Fixo, tema relevante não apenas para as livrarias, mas sobretudo para editoras que se preocupam com a concentração das vendas como estratégia corporativa.

9) Fortalecer a categoria profissional - com encontros entre profissionais sobre temas de interesse em comum e cursos para formação de novos livreiros.

10) Realizar projetos de incentivo à leitura através de eventos que possam ser compartilhados entre associados, unindo livrarias pelos perfis de ação e identidade / acervo.

11) Formar um Conselho de Notáveis composto por: profissionais livreiros emblemáticos, leitores que inspiram a atividade livreira e pesquisadores sobre o mercado do livro.

12) Enviar mensalmente aos associados a contabilidade da AEL e a ata das reuniões em que serão discutidas essas

[19/05/2021 10:10:00]