'Sombra e ossos' chega à lista dos mais vendidos
PublishNews, Talita Facchini, 07/05/2021
Primeiro livro da trilogia criada por Leigh Bardugo em 2012 apareceu na lista pela primeira vez. Série inspirada no livro estreou na Netflix em abril.

Leigh Bardugo | © Talli Song Roth
Leigh Bardugo | © Talli Song Roth
Em 2012, a autora israelense Leigh Bardugo criou o Grishaverso – o mundo fantástico da trilogia Sombra e ossos. Desde então, a série conquistou milhões de fãs, mas foi só agora que o primeiro volume da série garantiu um lugar na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews.

A nova edição de Sombra e ossos, publicada pelo selo Minotauro, da editora Planeta, vendeu 347 exemplares na semana e garantiu o 15º lugar em Ficção. A edição com nova capa e formato chegou semanas antes da Netflix estrear a série de mesmo nome. Além disso, segundo a Storytel, toda a trilogia – composta ainda por Sol e tormenta e Ruína e ascensão – ficou entre os livros mais escutados no streaming durante o mês de abril. A chegada do livro marca também a estreia do selo Minotauro na Lista.

Sombra e ossos | © Divulgação
Sombra e ossos | © Divulgação
O clássico do universo YA conta a história de um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos. Ali, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Mas seu destino muda quando ela descobre invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas, e terá que lidar com seus novos poderes. Vamos acompanhar e ver se a série seguirá o mesmo caminho de Bridgerton.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista cresceram 7%. Não Ficção é a categoria que merece destaque, com um aumento de 30%. Esse aumento pode ser explicado pelo aparecimento de Compreender e acolher (Literare Books) na lista. O livro de Deborah Kerches que aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma lúdica garantiu o primeiro lugar em Não Ficção e o segundo da Lista Geral com 1.511 exemplares vendidos.

Completando a Lista Geral, Mais esperto que o diabo (Citadel / 2.434), de Napoleon Hill, continua em primeiro lugar e Torto arado (Todavia / 1.468), de Itamar Vieira Jr., ficou com o bronze da semana.

Seguindo com as novidades da semana, além de Sombra e ossos e Compreender e acolher, a lista trouxe outros cinco livros. Em Ficção também estreou The promised neverland - Vol 1 (Panini), na 20ª posição, e em Não Ficção entrou Os sete pecados capitais à luz da psicanálise (Vozes), de William Cesar Castilho Pereira, no 13º lugar.

Negócios deu as boas-vindas para Quem pensa enriquece (Citadel), de Napoleon Hill, na 8ª posição com 612 exemplares vendidos e Quem sabe faz a hora! (Planeta), novo livro de Mario Sergio Cortella que vendeu 407 exemplares e garantiu o 14º lugar da categoria. E, em Infantojuvenil estreou a obra Anne da ilha (Temporalis) na 6ª posição.

O Ranking das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, com 15 títulos na lista. O segundo lugar ficou com a Sextante, com 12 e o terceiro, com o Citadel Grupo Editorial, com dez.

[07/05/2021 09:30:00]