Os bastidores do Instagram
PublishNews, Redação, 05/05/2021
Publicado pela Planeta Estratégia, livro da jornalista Sarah Frier conta em detalhes a história de como o Instagram se tornou o aplicativo mais bem-sucedido do mundo e revolucionou nosso estilo de vida

O ano de 2009 foi um marco na corrida dos aplicativos do Vale do Silício. Com o lançamento do iPhone pela Apple em 2007, os smartphones viraram a grande aposta do futuro da tecnologia. Ao criarem o Instagram, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger não poderiam imaginar que o aplicativo se tornaria um fenômeno mundial e em menos de dois anos seria comprado por impressionantes um bilhão de dólares por um dos gigantes daquele momento, o Facebook. Em Sem filtro (Planeta Estratégia, 384 pp, R$ 57,90 - Trad.: Sandra Martha Dolinsky), Sarah Frier, jornalista da Bloomberg, revela como o Instagram se tornou o aplicativo do momento, transformando nossa cultura e economia no processo. Com um acesso a fontes privilegiadas – dos cofundadores do Instagram até influenciadores famosos – Frier mostra os bastidores da empresa desde seu lançamento, até sua aquisição improvável pelo Facebook e as disputas dramáticas dos fundadores com seu novo chefe, Mark Zuckerberg. Sem filtro também explora como o Instagram mudou a maneira de fazer negócios no mundo todo, criando uma nova economia de influenciadores e encabeçando um modelo que vende um estilo de vida. O livro analisa os efeitos do aplicativo na cultura popular, como ele redefiniu o conceito de celebridade e colocou pressão para ficarmos on-line – ao ponto de deformar nossa percepção da realidade.

[05/05/2021 07:00:00]