Publicidade
Publicidade
Do papel à impressão
PublishNews, Redação, 26/04/2021
Podcast do PublishNews conversou com Guilherme Monteiro, gerente-executivo de Estratégia e Marketing da Suzano, e com Rafael Vido, um dos sócios da Geográfica, para saber mais sobre a indústria gráfica e de papéis

Uma das estratégias usadas pelas editoras no ano passado, como resposta à pandemia, foi suspender lançamentos e reimpressões, o que diretamente impactou na produção de papel. Num efeito em cadeia, meses depois, quando as editoras reformularam suas estratégias e começaram a voltar aos poucos, as gráficas contavam com baixas em seus estoques.

Paralelo a isso, a indústria gráfica tenta negociar com o Ministério da Economia a redução de impostos sobre papéis. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), em 2019 o Brasil contava com cerca de 18 mil gráficas em operação. Com a crise, a estimativa é que entre 4 mil e 5 mil empresas fecharam as portas.

Para entender melhor como funciona a indústria gráfica e de papéis, o podcast dessa semana conversou com Guilherme Monteiro, gerente-executivo de Estratégia e Marketing da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano, e com Rafael Vido, um dos sócios da Geográfica.

Eles começaram a conversa fazendo um balanço de como essa indústria se comportou durante o último ano pandêmico.

Segundo Guilherme, a Suzano reportou uma maior queda no mercado em abril passado e a estratégia foi trabalhar um dia de cada vez. “Se a gente olhar os dados do Ibá [Indústria Brasileira de Árvores], que é a associação que cobre o setor de papel aqui no Brasil, ele reporta que o ano de 2020, comparado ao de 2019, foi um ano de 19% de queda na demanda desse mercado de imprimir e escrever, o que para o Brasil é uma notícia boa”, avaliou. Comparando com dados mundiais, esse mercado caiu por volta de 15% e as mesmas consultorias reportam uma queda próxima a 30% na América Latina. E no geral, a estratégia da Suzano foi se aproximar dos seus clientes e colaboradores.

No lado da indústria gráfica, Rafael viu um movimento parecido. Inicialmente com os principais clientes suspendendo projetos maiores e depois, quando o mercado percebeu que a demanda continuava crescendo por conta das pessoas terem ficado em casa, houve uma crise inversa. “A indústria gráfica, como um todo, foi desmontada. A maioria das empresas entrou no programa de redução, fez demissões em massa, só que não houve a diminuição da demanda passado o primeiro impacto da pandemia”, explicou.

Ainda sobre a baixa nos estoques e o efeito em cadeia, Guilherme completou: “Essa é uma cadeia que é longa, eu estimo que entre a livraria disparar um pedido e eu entender esse pedido na minha produção do papel, é algo que deve levar entre 90 e 120 dias. Ao passo que a demanda se retoma, por mais que a Suzano tenha se prevenido e os demais fabricantes de papel tenham feito movimentos semelhantes para manter certo nível de estoque, quando há o pico dessa retomada, a gente também tem uma cadeira razoavelmente mais longa para conseguir se estabilizar”.

Eles explicaram ainda como funcionam os ciclos de produção, como lidar com as demandas reprimidas, as ações que realizaram durante os primeiros meses da pandemia e as expectativas para 2021.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Momento MVB Brasil: Classificação temática Thema
Comida peruana Dona Bertha
Emma - Telecine Play
O grande Gatsby (Antofágica), de F. Scott Fitzgerald
Alma de cowboy - Netflix
Hábitos atômicos (Alta Books), de James Clear
Sprint (Intrínseca), de Jake Knapp
Geográfica

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento
Para falar sobre o assunto, o Podcast do PublishNews recebeu a economista Mariana Bueno e o tributarista Hugo Machado Segundo
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
No décimo quinto episódio da série criada por Marisa Moura, a já conhecida telefonista da agência literária fictícia atende um leitor crítico traumatizado
Podcast do PublishNews conversou com Guilherme Monteiro, gerente-executivo de Estratégia e Marketing da Suzano, e com Rafael Vido, um dos sócios da Geográfica, para saber mais sobre a indústria gráfica e de papéis
O digital serve como uma ferramenta a mais para aproximar as crianças da leitura, principalmente se realizarmos atividades relacionadas aos livros, criando uma relação de maior envolvimento.
Isabela Parada
Responsável pedagógica da editora Pipoca
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar