Publicidade
Publicidade
Economista e tributarista esmiúçam os impactos da possível tributação do livro
PublishNews, Redação, 19/04/2021
Para falar sobre o assunto, o Podcast do PublishNews recebeu a economista Mariana Bueno e o tributarista Hugo Machado Segundo

Um dos grandes assuntos do momento entre os profissionais da indústria editorial é a possível tributação do livro. A proposta de reforma tributária apresentada pelo governo em julho de 2020 prevê a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), uma alíquota de 12% que substituiria o Pis/Cofins e significaria uma reoneração do livro.

Um dos efeitos imediatos dessa decisão seria o aumento no preço do livro, que poderá subir 20%.

Por um lado, há o argumento do governo de que o Brasil não é um país de leitores e que o livro é um produto de elite. Por outro, os resultados da Retratos da Leitura, que mapeia os hábitos de leitura dos brasileiros e que apontou que a classe C não só é leitora, como também compradora de livros. De acordo com o estudo realizado pelo Ibope Inteligência, 39% dos brasileiros enquadrados nas classes C, D e E são leitoras e compradoras de livros. Isso resultaria em 27 milhões de leitores que seriam impactados por um possível aumento de preço no livro.

No início desse mês, o tema foi reacendido depois que a Receita Federal publicou um documento com perguntas e respostas a respeito da CBS, em que repetia o argumento de que “só os ricos leem”.

A história é longa, são diversos argumentos a serem discutidos e muitas dúvidas que surgem no meio do caminho. O que a CBS, de fato, significa para a indústria do livro? Qual a diferença entre imposto e contribuição? O que é imposto progressivo? O tributo afetaria a bibliodiversidade? E os impactos a longo prazo? Há chances de a proposta do governo passar pelo Congresso?

Para responder essas e outras perguntas, o Podcast do PublishNews conversou com a economista Mariana Bueno e com o tributarista Hugo Machado Segundo. Ela é consultora da Nielsen Book e responsável pelas pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, e ele é professor da Universidade Federal do Ceará e membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

Essa edição do podcast foi gravada durante uma live no Facebook para que o público pudesse participar e também mandar suas dúvidas sobre o assunto.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Artigo Mariana Bueno - Livros, tributos e desenvolvimento socioeconômico
Os sete maridos de Evelyn Hugo (Companhia das Letras), de Taylor Jenkins Reid
Curso na Labpub: Virginia Woolf: a sofisticação de uma escritora e feminista
Mrs. Dalloway (Ediouro), de Virginia Woolf
Lab+
Curso de Formação de Editor Digital: produtos, processo e divulgação
Mank - Netflix
Respondam o questionário sobre Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
Maquinas como eu (Companhia das Letras), de - Ian McEwan
Calling Bullshit in the Age of Big Data
Minari
A história do mundo em cinquenta cachorros (Companhia das Letras), de Mackenzi Lee

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)
Podcast do PN quis saber como agentes e editores estão se preparando para a Feira do Livro de Frankfurt 2021
Episódio de número 184 recebe Michelle Henriques e Nathan Magalhães para falar sobre a relação entre editoras e os clubes de leitura
À frente do negócio, Samuel Honorato é o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Suzana Vargas relata o seu primeiro encontro com Manoel de Barros e a amizade que teve com o poeta
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Um bom livro precisa de um bom leitor.
Marçal Aquino
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar