Publicidade
Publicidade
Economista e tributarista esmiúçam os impactos da possível tributação do livro
PublishNews, Redação, 19/04/2021
Para falar sobre o assunto, o Podcast do PublishNews recebeu a economista Mariana Bueno e o tributarista Hugo Machado Segundo

Um dos grandes assuntos do momento entre os profissionais da indústria editorial é a possível tributação do livro. A proposta de reforma tributária apresentada pelo governo em julho de 2020 prevê a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), uma alíquota de 12% que substituiria o Pis/Cofins e significaria uma reoneração do livro.

Um dos efeitos imediatos dessa decisão seria o aumento no preço do livro, que poderá subir 20%.

Por um lado, há o argumento do governo de que o Brasil não é um país de leitores e que o livro é um produto de elite. Por outro, os resultados da Retratos da Leitura, que mapeia os hábitos de leitura dos brasileiros e que apontou que a classe C não só é leitora, como também compradora de livros. De acordo com o estudo realizado pelo Ibope Inteligência, 39% dos brasileiros enquadrados nas classes C, D e E são leitoras e compradoras de livros. Isso resultaria em 27 milhões de leitores que seriam impactados por um possível aumento de preço no livro.

No início desse mês, o tema foi reacendido depois que a Receita Federal publicou um documento com perguntas e respostas a respeito da CBS, em que repetia o argumento de que “só os ricos leem”.

A história é longa, são diversos argumentos a serem discutidos e muitas dúvidas que surgem no meio do caminho. O que a CBS, de fato, significa para a indústria do livro? Qual a diferença entre imposto e contribuição? O que é imposto progressivo? O tributo afetaria a bibliodiversidade? E os impactos a longo prazo? Há chances de a proposta do governo passar pelo Congresso?

Para responder essas e outras perguntas, o Podcast do PublishNews conversou com a economista Mariana Bueno e com o tributarista Hugo Machado Segundo. Ela é consultora da Nielsen Book e responsável pelas pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, e ele é professor da Universidade Federal do Ceará e membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

Essa edição do podcast foi gravada durante uma live no Facebook para que o público pudesse participar e também mandar suas dúvidas sobre o assunto.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Artigo Mariana Bueno - Livros, tributos e desenvolvimento socioeconômico
Os sete maridos de Evelyn Hugo (Companhia das Letras), de Taylor Jenkins Reid
Curso na Labpub: Virginia Woolf: a sofisticação de uma escritora e feminista
Mrs. Dalloway (Ediouro), de Virginia Woolf
Lab+
Curso de Formação de Editor Digital: produtos, processo e divulgação
Mank - Netflix
Respondam o questionário sobre Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
Maquinas como eu (Companhia das Letras), de - Ian McEwan
Calling Bullshit in the Age of Big Data
Minari
A história do mundo em cinquenta cachorros (Companhia das Letras), de Mackenzi Lee

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
É impossível ser escritor sem ler
Sérgio Sant'Anna
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar