Gabriel Chalita agora é editor
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 06/04/2021
O professor e autor lançou nesta segunda-feira a sua editora, a Serena, que tem Soraia Reis como diretora editorial e Roberto Raimondi como gerente de vendas

Escritor em série, Gabriel Chalita agora é editor | © Divulgação
Escritor em série, Gabriel Chalita agora é editor | © Divulgação
Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo, é um escritor em série. Aos 51 anos, já publicou quase uma centena de títulos com seu nome estampado na capa. O primeiro deles saiu quando Chalita tinha 12 anos. E vale de um tudo: livro que une poesia com gastronomia, de filosofia, jurídicos, sobre pedagogia, voltados para o público infantil, contos, biografias...

Poucos, no entanto, vieram parar na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Em 2010, Chalita estreou no ranking com Cartas entre amigos (Globo), em coautoria com o padre Fábio de Melo. O PN registrou a venda de 1.702 exemplares. No ano seguinte, colocou O pequeno filósofo (Globo), totalizando 4.113 cópias vendidas em 2011. Mas os livros de Chalita são sucesso em outros canais não considerados pela metodologia do PN. Pelo menos é nisso que se fiaram casas como Ediouro, FTD, Nacional, Ciranda Cultura e Canção Nova, que têm livros do autor nos seus catálogos.

Agora, Chalita se lançou editor. No início da noite desta segunda-feira (05), ele apresentou, em uma live, a Serena, editora que vai publicar livros de literatura (adulta e infantil), filosofia, educação, biografias e desenvolvimento pessoal.

Estava ao lado dos sócios: o piloto de avião e empresário de webcelebridades Kaká Diniz, casado com a Simone da dupla Simone e Simaria; o professor Marco Antonio, fundador da plataforma Meu Curso de treinamento para profissionais do Direito, e a advogada e educadora Karina Franchini, reitora da Estácio Uniseb, de Ribeirão Preto, no interior paulista.

“Sonhamos em montar uma editora que tivesse algo a mais, que a gente tivesse uma clareza absoluta que a dimensão afetiva seria a mola propulsora do negócio”, disse Chalita à audiência virtual. “Buscamos duas das melhores cabeças do mundo digital [referindo-se a Kaká e a Alex Monteiro, que também trabalha na Non Stop Produções, de Diniz, e estava na live] para lançar uma editora completamente diferente, cheia de charme, vida, afeto e amor para conquistar as pessoas”, completou.

O primeiro livro será um do próprio Chalita: Viver é verbo, em que o autor mostra como a filosofia pode ajudar a entender o mundo pós-pandemia. Depois já anunciou que terá O príncipe feliz, livro de Oscar Wilde para crianças que ganhou ilustrações de Sergio Rossi. A editora já adianta que publicará ainda livros de Eduardo Bakr, Monteiro Lobato e Rui de Oliveira.

A Serena nasce com a editora Soraia Reis (ex-Planeta e ex-Nacional) no comando editorial e Roberto Raimondi (ex-DCL, ex-Rocco e ex-Record) como gerente nacional de vendas.

[06/04/2021 10:00:00]