'Mulheres que correm com os lobos' chega ao primeiro lugar da lista
PublishNews, Talita Facchini, 12/03/2021
Clássico de Clarissa Pinkola Estés publicado pela Rocco é figurinha carimbada na lista dos mais vendidos desde que ganhou uma nova edição pela editora, no final de 2018

Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, a obra Mulheres que correm com os lobos – capa dura (Rocco), da psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés (foto ao lado), alcançou o primeiro lugar da Lista Geral com 1.892 exemplares vendidos. Considerada um clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, a obra fez sua estreia na lista dos mais vendidos no final de 2017. No final do ano seguinte, foi o primeiro de uma série de long-sellers da Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura. A ideia deu tão certo, que desde então, Mulheres que correm com os lobos é figura recorrente na lista. Em 2019, essa nova edição fechou o ano com 51.956 exemplares vendidos, segundo os números do PublishNews. Em 2020 foram 43.744, e até o momento, o livro vendeu mais 15.422 cópias.

Além da repaginação da obra, o que chama a atenção é o tema atemporal trazido por Clarissa. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros.

Em uma semana com queda de 15% nas vendas em relação a semana passada, a lista trouxe sete novidades, com destaque para o livro General Villas Bôas: conversas com o comandante (FGV), do professor e pesquisador Celso Correa Pinto de Castro que garantiu o 11º lugar de Não ficção. As revelações de Villas Bôas contidas na obra causaram polêmica no último mês. No livro ele revela que postagens feitas na véspera do julgamento do ex-presidente Lula, em 2018, para pressionar a corte, foram escritas com ajuda do Alto Comando do Exército.

Ainda em Não ficção entraram Arrancados da terra (Companhia das Letras), de Lira neto, na 14ª posição com 219 cópias vendidas; Devocionário dos sete domingos de São José (Fons Sapientiae), na 16ª e Feminismo: Um guia gráfico (Sextante), no vigésimo lugar.

Infantojuvenil deu as boas-vindas para Quanto vale uma vida?, de Edson Gabriel Garcia e Vamos pensar também sobre valores?, de Mario Sergio Cortella, ambos publicados pela Cortez. E em Negócios estreou Inspirado (Alta Books), de Martyn Cagan, com 315 exemplares vendidos.

O Ranking das Editoras é liderado pela Sextante com 18 livros emplacados na lista. O Grupo Companhia das Letras ficou em seguindo lugar com 15 e o Grupo Editorial Record em terceiro, com 11.

[12/03/2021 10:00:00]