‘Torto Arado’ lidera Lista Nielsen PublishNews de Ficção
PublishNews, Leonardo Neto, 08/03/2021
Carolina Maria de Jesus e Emicida dividem o pódio de ficção com Itamar Vieira Jr. na lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas do Brasil

Itamar Vieira Jr., Carolina Maria de Jesus e Emicida ocupam os três primeiros lugares do Ranking que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias brasileiras
Itamar Vieira Jr., Carolina Maria de Jesus e Emicida ocupam os três primeiros lugares do Ranking que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias brasileiras
Está no ar a primeira Lista Nielsen PublishNews de 2021. O ranking que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas do Brasil traz Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., no topo da Lista de Ficção. Ele divide o pódio com Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus, e Amoras (Cia das Letrinhas), de Emicida e Aldo Fabrini.

Como já é uma tradição, a categoria Ficção da Nielsen PublishNews é um mix de clássicos da literatura nacional, com produções atuais. Entre os clássicos, estão na lista Vidas secas (Record), de Graciliano Ramos, na nona posição; A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector, na 13ª; Capitães da areia (Companhia de Bolso), de Jorge Amado, na 18ª, e Campo geral (Global), de João Guimarães Rosa, na 20ª.

Olhos d’água (Pallas), de Conceição Evaristo, que aparece em 12º, e Nove noites (Companhia de Bolso), de Bernardo Carvalho, na 19ª, são alguns dos nomes da literatura contemporânea que pontuaram nessa primeira Lista Nielsen PublishNews de 2021.

Ainda falando de clássicos e da Lista de Ficção, destacam-se os títulos da literatura infantojuvenil: Felpo Filva (Moderna), de Eva Furnari, em 4º; A droga da obediência (Moderna), de Pedro Bandeira, em 7º; Ou isto ou aquilo (Global), de Cecília Meireles, em 10º; O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos, em 11º, e Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias (Salamandra), de Ruth Rocha, em 14º.

Não Ficção é liderada por Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro. Dois livros de Paulo Vieira completam o pódio: O poder da autorresponsabilidade (Gente), em segundo, e O poder da ação (Gente), em terceiro.

A categoria trouxe quatro novidades. Em 10º, apareceu pela primeira vez Método financeiro do primo rico (HarperCollins), também de Thiago Nigro. Em 11º, mais um livro sobre o assunto: Orçamento sem falha (Intrínseca), de Nath Finanças.

Indo por outros assuntos, em 17º, apareceu pela primeira vez A organização (Companhia das Letras), da jornalista Malu Gaspar, e em 18º, a 17ª edição de Como passar na OAB – 1ª fase – 5 mil questões comentadas (Editora Foco), organizado por Wander Garcia, Ana Paula Garcia, Arthur Trigueiros e outros.

A editora Gente e o Grupo Editorial Record lideram o ranking das editoras, com cinco títulos cada. O segundo degrau do pódio reúne a Buzz, a HarperCollins, a Planeta, a Santillana e a Sextante, com três títulos cada. O bronze ficou com a Globo, o Grupo Editorial Global, o Grupo Editorial Record e a Somos Educação, com dois títulos cada. A Editora Foco – estreante nas listas do PN -, a Intrínseca, a Melhoramentos, a Pallas, a Rocco, a Todavia e a Vozes também pontuaram, com um título cada.

[08/03/2021 10:50:00]