A trajetória de Caio Graco
PublishNews, Redação, 24/02/2021
Livro da Publicações BBM apresenta a trajetória de Graco enquanto editor à frente da Brasiliense

A Editora Brasiliense, no início da década de 1980, sob o comando de Caio Graco Prado, promoveu uma revolução no mercado de livros no Brasil lançando coleções de livros pequenos voltados para público universitário em crescente expansão naquele momento. Grandes sucessos, os volumes das coleções Primeiros Passos, Tudo é História, Cantadas Literárias, Encanto Radical e outras passaram a fazer parte das estantes dos jovens universitários. Os jovens brasileiros, vivendo em um país em processo de redemocratização, buscavam o conhecimento como uma forma de poder participar do novo país em construção. Os números são expressivos: só da coleção Primeiros Passos foram comercializados, entre 1980 e 1989, cinco milhões de exemplares vendidos. Além de contar com a presença marcante do editor Luiz Schwarcz, que trabalhou na editora de 1978 a 1986, foi Caio Graco da Silva Prado, diretor-presidente da editora Brasiliense desde 1975, o responsável por estas coleções. A obra Caio Graco e a Editora Brasiliense (Publicações BBM, 120 pp, disponível gratuitamente), organizada por Sandra Reimão e Gisela Creni, com textos de Marcello Rollemberg, Flamarion Maués, João Elias Nery e outros, conta a história de Graco enquanto editor à frente da Brasiliense.

[24/02/2021 07:00:00]