Orwell além da Companhia
PublishNews, Leonardo Neto, 05/02/2021
Box reunindo '1984' e 'A revolução dos bichos', editado pela Pandorga, é a primeira obra de George Orwell - além das editadas pela Companhia das Letras - a aparecer na Lista dos Mais Vendidos do PN

O velho Orwell se prova atual e grande vendedor de livros
O velho Orwell se prova atual e grande vendedor de livros
A obra de George Orwell caiu em domínio público no primeiro dia de 2021 e as livrarias viram uma inundação de edições de A revolução dos bichos (ou A fazenda dos animais, como o leitor preferir) e de 1984. Apesar disso, as únicas edições das obras presentes na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews eram as da Companhia das Letras, que detinha os direitos de publicação no Brasil até o fim de 2020.

Box de George Orwell pela Pandorga | Reprodução
Box de George Orwell pela Pandorga | Reprodução
Essa barreira foi rompida nessa semana pelo box da Pandorga que reúne, em um só volume, A revolução dos bichos, traduzida por Mauricio Macedo e 1984 que ganhou versão em português por Juliana Garcia. O box ocupa a posição de número dois de Ficção, com 1.342 cópias. O kit garantiu também a sexta posição do Ranking Geral. A edição de Revolução dos bichos da Companhia das Letras ficou na terceira posição da categoria, com 1.100, e a de 1984, também pela Companhia, ficou em quinto, com 752. O velho Orwell se prova atual e grande vendedor de livros.

A Lista Geral é liderada por Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, que teve mais 3.073 cópias vendidas. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson, voltou a figurar no pódio do Ranking, com 1.548. A edição de 20 anos de Pai rico, pai pobre (Alta Books), de Robert T. Kiyosak, ficou em terceiro lugar, com 1.503.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista sofreram queda de 9%. Negócios (-14%), Infantojuvenil (-14%) e Autoajuda (-11%) foram as que mais sofreram.

Além do box de Orwell, a lista trouxe outras quatro novidades e aqui vale destacar não o livro com maiores volumes de vendas, mas uma editora, a Alta Books, que tem conquistado posições importantes no Ranking das Editoras. Além de ocupar a terceira posição do Ranking Geral, a editora emplacou dois estreantes nessa semana. É dela o segundo lugar da Lista de Não Ficção, com A mente moralista (Alta Cult), de Jonathan Haidt. Foram 894 exemplares vendidos, número que garantiu também a posição de número 14 na Lista Geral. A novidade é também a estreia do selo Alta Cult na lista. Também é da Alta Books o livro que ocupa a posição 17 de Negócios: Vendas não ocorrem por acaso (Alta Books), de Thiago Concer, que teve 271 cópias vendidas. Além desses três livros citados, a Alta Books emplacou mais dois títulos e garantiu a sétima posição do Ranking Geral das Editoras.

Voltando a falar das novidades, a mais polpuda da semana é Orações poderosas para o cerco de Jericó (Angelus), do padre Rodrigo Natal, que aparece na primeira posição de Não Ficção e na 10ª da Lista Geral, com mil exemplares.

De Autoajuda, vem a última novidade da semana: O manuscrito original (Citadel), de Napoleon Hill. O livro ocupa o 19ª lugar, com 349.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 14 títulos na semana. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo, com 13 e o Citadel Grupo Editorial, em terceiro, com nove.

Janeiro

A primeira lista mensal do ano é liderada por Mais esperto que o diabo, que já computa a venda de 15.601 exemplares em 2021. A sutil arte de lugar o foda-se aparece em segundo, com 10.113 e Atitude positiva diária (Gente), de Eduardo Volpato, fica com o terceiro lugar, com 9.623.

[05/02/2021 10:50:00]