Apanhadão: Segundo editoras, papel mais caro deve empurrar preço dos livros para cima
PublishNews, Redação, 11/01/2021
E mais: robôs já conseguem escrever de poemas e microcontos a romances inteiros; o filme sobre Gabriel García Márquez e o prelo das editoras

Neste final de semana no Painel das Letras, o destaque foi para o aumento do preço do papel que deve empurrar o preço dos livros para cima. A Suzano, empresa dominante no fornecimento de papel e celulose, comunicou a seus parceiros que o papel Pólen, um dos mais populares, sofreria um aumento de 15,5% a partir da próxima semana, enquanto os papéis revestidos, mais comuns em livros ilustrados, subiriam 15%. Em nota, a empresa diz que ao longo de 2020 não promoveu reajustes no preço do papel. A International Paper, outra empresa relevante no mercado, reajustou seus produtos em 7%, afirmando ter sofrido com a pressão inflacionária. A coluna ouviu editoras de grande e pequeno porte sobre o assunto.

Os robôs escritores também foram assunto na Folha. Computadores podem estar perto de romper a última fronteira da tecnologia, a criatividade, ao já escreverem de poemas e microcontos no Twitter a romances inteiros. Mas como uma máquina escreve? O professor Fabio Gagliardi Cozman, diretor do Centro de Inteligência Artificial do InovaUSP, o centro de inovação da Universidade de São Paulo, diz que há dois métodos em uso hoje para gerar textos automáticos. Um desses métodos é a criação de padrões de frases que tem seus espaços em branco são preenchidos pelo computador. Outro é o desenvolvimento de algoritmos que, ao serem alimentados por um conjunto de palavras, geram mais palavras em sequência.

O Estadão falou sobre o filme Gabo: a criação de Gabriel García Márquez, disponível na Netflix e que narra a trajetória do escritor colombiano, um menino nascido na pobreza de um lugarejo colombiano e que se torna um gênio da literatura. Colhendo depoimentos entre contemporâneos, amigos, ex-mulheres e conhecidos do escritor, Justin Webster refaz os traços dessa trajetória acidentada e multifacetada.

No prelo das editoras, a Rocco prepara para o segundo semestre, a nova distopia de Margaret Atwood, The heart goes last, sobre um casal que concorda em ficar privado de liberdade em prol da estabilidade econômica. A Perspectiva irá publicar em julho Black noise, em que a socióloga Tricia Rose analisa a relação do rap com a cultura negra e a política racial americana; e em setembro, Black Marxism, em que Cedric Robinson busca aproximar o pensamento marxista às experiências africanas e afro-americanas. Já a Companhia das Letras irá reeditar Bartleby e Companhia, obra mais celebrada do espanhol Enrique Vila-Matas.

Escritas há mais de 20 anos, as palavras do escritor português José Luis Peixoto sobre a morte de seu pai comoveram 250 milhões de chineses, ao serem lidas em um programa do horário nobre da TV do país por um jovem que acabara de perder o pai. A repercussão do vídeo rendeu ao escritor, um convite para a primeira publicação do livro Morreste-me (Dublinense) em mandarim. Segundo O Globo, a pujança do texto do português acabou cruzando o planeta e chegando à China, através de uma tradução feita pela Universidade de Macau e publicada numa revista literária. Graças a ela, o jovem He Shuai pôde homenagear seu próprio pai, vítima de um câncer de pulmão, no programa “O leitor”. Segundo as estimativas da CCTV, canal onde a atração é transmitida, a leitura emocionada de Morreste-me por Shuai alcançou 250 milhões de pessoas.

Segundo a Época, o livro sobre a vida do diplomata Alexandre Gusmão que teve a publicação vetada pelo Itamaraty, chegará às livrarias em fevereiro, pela Record. Alexandre de Gusmão: O estadista que desenhou o mapa do Brasil foi escrito pelo embaixador Synesio Sampaio Goes Filho e traz prefácio de Rubens Ricupero, ex-embaixador do Brasil em Washington e desafeto do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

E Ancelmo Gois repercutiu a notícia do The Guardian, que adiantou que a surfista carioca Maya Gabeira, disse estar escrevendo um livro infantil. "É a história de uma garota que surfa nas maiores ondas do mundo”, explicou ela.

Tags: Apanhadão
[11/01/2021 09:00:00]