Bridgerton: sucesso nas telinhas e nas estantes
PublishNews, Leonardo Neto, 08/01/2021
Dos 20 livros mais vendidos em Ficção nessa semana, cinco são relacionados com a série inspirada na obra de Julia Quinn

Nesta sexta-feira (08), Bridgerton encabeçava o Top 10 da Netflix no Brasil. A série baseada na obra de Julia Quinn, aqui publicada pelo selo Arqueiro (Sextante), caiu no gosto do brasileiro e isso se refletiu na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Dos 20 títulos que compõem a Lista de Ficção dessa semana, quatro são relacionados à série, sendo que um dos títulos aparece em duas versões diferentes. O duque e eu ficou em segundo lugar da categoria, com 1.158 exemplares vendidos, um a menos que o líder da semana – A revolução dos bichos (Companhia das Letras), de George Orwell. Na quinta posição, ficou O visconde que me amava, com 652 e Os segredos de Colin Bridgerton ficou em 10º, com 446. Ambos já tinham pontuado na lista que nessa semana ganhou mais dois estreantes: Um cavaleiro perfeito, em 11º, com 445 e a edição de luxo de O duque e eu, com 380, ocupando a 13ª posição.

A versão brochura de O duque e eu foi o único a alcançar um posto no Ranking Geral. Ficou em sétimo lugar. E por falar na Lista Geral, ela é encabeçada por Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill. Foram mais 2.555 cópias na conta do livro mais vendido de 2020. Em segundo lugar, ficou Atitude positiva diária (Gente), de Eduardo Volpato, com 1.714 e, em terceiro, A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson, com 1.702.

Além dos dois livros de Julia Quinn que estrearam em Ficção, a lista deu as boas-vindas a mais um: O livro de colorir Luccas e Gi nas férias (Pixel / Ediouro), de Luccas Neto, que ficou em 17º lugar de Infantojuvenil, com 291 cópias vendidas.

Passado o frisson das vendas de Natal, a lista vai voltando aos patamares de normalidade. Em relação à semana passada, os números gerais caíram 36%. Infantojuvenil (-49%) e Não Ficção (-47%) foram as que mais caíram.

O Ranking Geral das Editoras volta a ser liderado pela Sextante, que emplacou 19 títulos. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo, com 16. O bronze da semana ficou dividido entre o Citadel Grupo Editorial e a Intrínseca que emplacaram oito títulos cada.

[08/01/2021 09:50:00]