Publicidade
Publicidade
A sala de encontro dos escritores
PublishNews, Redação, 07/12/2020
Podcast do PublishNews conversou com Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira, os idealizadores da Plataforma Vida de Escritor,

Da ideia de reunir em um só lugar escritores e apaixonados pela literatura e ser a “casa da literatura brasileira”, surgiu a Plataforma Vida de Escritor, idealizada pelos também escritores, Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira. Com pouco mais de um mês no ar, o projeto é composto por um coletivo de 20 escritores e pretende oferecer conteúdo literário, oficinas criativas, palestras, leitura crítica de textos e livros, mentorias e até um prêmio literário. Para explicar os detalhes da plataforma, o podcast do PublishNews conversou com Marne e Nelson.

Nelson explica que a ideia da plataforma surgiu antes da pandemia, já com o objetivo de levar serviços on-line para escritores de todo o Brasil. “A ideia era dar um salto tecnológico e levar oficinas e diversos outros serviços para um grande contingente de leitores e escritores que gostariam de dar início a uma carreira literária, mas que não têm a menor possibilidade, que não moram nos grandes centros, não moram nas grandes capitais”, contou o escritor.

Marne conta que, para a plataforma dar certo, ela precisa de dois pontos principais: qualidade dos serviços prestados e uma curadoria em cima desse trabalho. Pensando nisso, eles se juntaram com outros escritores para qualificar essa “vida do escritor”, oferecendo cursos, oficinas e mentorias. “A plataforma tem esses objetivos: criar conteúdo literário de alto nível, uma série de prestação de serviços – parte paga, parte gratuita –; incluir uma grande massa de brasileiros que estão fora da cena contemporânea porque não têm condições de acesso; qualificar o trabalho do escritor e incentivar a cultura dentro da nossa possibilidade”, destaca Marne. Inaugurada no dia 3 de novembro, a plataforma já conta com uma média de 250 visitas diárias “com muita gente de fora dos grandes centros que tá querendo um espaço”, conta o escritor.

Além dos serviços oferecidos, a Plataforma já lançou o Prêmio Vida de Escritor – contos, que premiará o vencedor com R$ 10 mil que procura escritores inéditos. “Queremos valorizar essa enorme quantidade de escritores brasileiros que precisam de espaço”, explica Marne. Os 15 primeiros classificados terão seus contos publicamos em uma coletânea patrocinada pela plataforma e os interessados podem se inscrever até março, clicando aqui.

Os próximos passos da Vida de Escritor, os outros nomes por trás do projeto, os cursos oferecidos e a revista literária – o “xodó” de Nelson – também fizeram parte da conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

This is US - temporada 4 | temporada 5
Podcast - Não inviabilize
Sozinho no deserto extremo - Nelson de Oliveira
Violetas, unicórnios e rinocerontes (Patuá)
O gambito da rainha - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Nessa semana, podcast recebe o editor Tomaz Adour e o livreiro Beto Ribeiro, ambos contrários à privatização. Na próxima semana, será a vez de quem é a favor.
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Podcast do PublishNews conversou sobre o tema com Carlo Carrenho, da recém-lançada Pop Stories e André Calgaro, da Narratix
Economista Mariana Bueno é a convidada do Podcast dessa semana. Na conversa, ela foi a fundo na pesquisa Conteúdo Digital divulgada na semana passada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nessa semana, podcast recebe o editor Tomaz Adour e o livreiro Beto Ribeiro, ambos contrários à privatização. Na próxima semana, será a vez de quem é a favor.
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
É mais fácil você se livrar de um cadáver do que de mil exemplares.
Márcio Souza
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar