
No último dia 25, o Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, orientou ao governo que adotasse medidas mais rígidas no enfrentamento à doença. Nesta ocasião, mais de 75% da população paulista vivia na fase verde do Plano SP. No entanto – baseado no fato de que houve atraso nas notificações por conta de problemas no sistema do Ministério da Saúde –, o governador resolveu manter o plano de anunciar as restrições somente na segunda-feira, depois de divulgados os resultados do segundo turno.
Nesta fase, os estabelecimentos considerados não essenciais poderão continuar abertos, mas com horário de funcionamento e capacidade reduzidos. Se antes, o comércio podia ficar aberto por 12 horas, respeitando o limite de 60% de sua capacidade, agora, poderão funcionar durante dez horas diárias, com capacidade de até 40%. O horário de funcionamento não poderá passar das 22h.

Um impacto imediato disso foi sentido pela Livraria do Comendador, localizada na região da Avenida Paulista, em São Paulo, que decidiu baixar as portas sem data para reabrir. A livraria está integrada a um café-restaurante e os proprietários entenderam que a limitação de pessoas inviabiliza a operação. Em post publicado no seu Instagram, o Zel Café informa que todas as atividades do casarão – onde estão instalados o restaurante e a livraria – serão encerradas temporariamente.
A fase amarela deve durar, pelo menos, até o dia 4 de janeiro de 2021.