Brasil marca presença na Feira de Frankfurt 2020
PublishNews, Redação, 08/10/2020
Com mesas sobre literatura brasileira, suas bases e contextos e ainda conversas entre autores, o Brasil participa da edição digital da maior feira de livros do mundo

Há anos, o Brasil marca presença na Feira do Livro de Frankfurt (14 a 18/10), um dos eventos mais importantes do mercado editorial. As ações são desenvolvidas pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este ano, por meio da plataforma digital da feira, o Brasil terá, de 13 a 17 de outubro, uma programação que levará ao público questões sobre a literatura brasileira, suas bases e contextos, além de editores que participarão dos espaços de marketing organizados pelo evento.

A candidatura de São Paulo a capital mundial do Livro 2022 será o assunto do primeiro encontro que contará com a participação de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário Executivo de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. No dia seguinte, o webinar será sobre Histórias em quadrinhos, mangás e ilustrações, com a participação dos ilustradores Fido Nesti e Eloar Guazzelli. A mediação ficará por conta de Rodrigo Faria e Silva.

No dia 15, Helio Seixas, especialista na literatura de Machado de Assis, e a tradutora Flora Thomson-Deveaux, falarão sobre Machado de Assis e os diversos aspectos de sua literatura. No dia 16, Sandra Javera, Tino Freitas, Eliandro Rocha e Thiago Lopes discutem a parceria entre ilustradores e escritores nos livros infantis; e no dia 17, Daniel Munduruku e Maurício Negro falarão sobre a literatura indígena no Brasil. Todas as conversas acontecerão às 11h.

No dia 17, o Brasil participa das ações da Bookfest Online com conversas entre autores brasileiros. Paulo Scott e Jarid Arraes falarão sobre poesia, literatura e cores e Socorro Acioli e Emilio Fraia contarão um pouco sobre seus trabalhos e sobre literatura contemporânea no Brasil.

Para finalizar de um jeito bem brasileiro, o Brazilian Publishers fará uma edição on-line do tradicional happy hour que acontece todos os anos no estande do Brasil durante a Feira. O Momento caipirinha irá reunir o mixologista Paulo Ravelli e o escritor de gastronomia brasileira Breno Lerner. Lerner trará a história da caipirinha e Ravelli ensinará a receita em detalhes. Para acompanhar, os músicos Gian Correa e Henrique Araújo tocarão Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim.

[08/10/2020 09:00:00]